O texto “As Vovós da Praça Koblenz”, da pedagoga e produtora cultural Catarina Maul, estará sendo encenado no Palácio de Cristal, sábado às 14h, dentro da programação da Bauernfest, pelos atores Renato de Resende, Raquel Theo e Rosse Assis.
O texto trata da narrativa da chegada dos colonos alemães em nossa cidade e de como estas famílias aqui se estabeleceram, trazendo suas experiências e conhecimentos, criando o perfil de nossa Petrópolis, antes Fazenda de Córrego Seco.
No texto, um casal de idosos recebe a visita de uma velha amiga, para um chá da tarde.
Durante o chá, lembram sua infância, os fatos narrados pelos seus pais e o crescimento da cidade, em seus 80 anos de vida.
Revivem alguns de nossos colonizadores, resgatam fatos pitorescos e enumeram sobrenomes de famílias que aqui sobreviveram ou ainda sobrevivem, muitas exercendo o mesmo ofício desenvolvido por seus antepassados.
Para ilustrar algumas situações, foram compostas várias músicas, parceria de Renato de Resende, ator e músico da peça, e Catarina Maul.
A escolha do nome do texto é uma homenagem, pois em 19 de outubro de 1845, para atender a religiosidade dos colonos alemães, que eram católicos ou protestantes, foram realizadas na Praça Koblenz duas cerimônias religiosas, ambas adotando o mesmo altar ornamentado por flores silvestres. Uma missa foi celebrada por Padre Luis Gonçalves Dias Correia e em seguida um culto professado pelo pastor Frederico Ave-Lallemant. O intuito era promover a paz e a harmonia entre um povo que buscou nossas terras, nosso continente, em busca de uma paz que já não havia na Europa entristecida pelas guerras napoleônicas.
A Praça Koblenz, não mais com este nome, situa-se nas imediações do Palácio de Cristal e é onde se realiza nossa maior homenagem aos colonos, a Bauernfest.
Catarina Maul é descendente de colonos, organizadora de vários projetos anteriormente desenvolvidos em razão da preservação da memória da colonização alemã e organizadora, há muitos anos, do Concurso de Poesias da Bauernfest.Durante as apresentações, olhares emocionados e muitas rememorações, levaram a crer que o texto é de sumo interesse entre os moradores da cidade, os admiradores de História e, principalmente de grande utilidade aos grupos folclóricos alemães, que dedicam-se a fomentar o interesse pela cultura mas nem sempre possuem material para aprofundamento no assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário