segunda-feira, 6 de maio de 2013

PALESTRA “A ARTE DO SONETO”

A Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, estará realizando no dia 15 de maio às 19h, na Casa Claudio de Souza (Praça da Liberdade, 247), mais uma edição do seu ciclo de palestras, dessa vez apresentando “A Arte do Soneto”.

A referida palestra abordará esse estilo maravilhoso de poema nascido no século XIII, já desde o nascedouro obedecendo uma forma fixa de 14 versos, somando, em sua origem, dois quartetos e dois tercetos.

O soneto, mesmo com a ampliação cada vez maior de possibilidades e linguagens poéticas advindas das novas tecnologias e necessidades da de adequação da Atualidade, ainda é preferido por muitos poetas e discutido entre muitos estudiosos da poesia.”

A referida palestra será proferida pelo acadêmico emérito João Roberto Gullino, atual diretor de memórias e pesquisas da Academia, que, há 15 anos dedica-se aos estudos do soneto e seus encantos. Gullino se assume um eterno admirador da matéria e grande defensor do soneto, que considera uma fórmula mágica de se expressar na poesia, hoje controvertida por algumas mídias.

Como frisa o palestrante e acadêmico João Roberto Gullino: “Soneto, fórmula certa / de se elevar a poesia / desafio que desperta, / traz luz e serve de guia...”. A palestra com entrada gratuita é aberta ao público e conta com a presença de estudantes, poetas, acadêmicos e demais interessados pelo soneto.

Soneto: forma da perfeita Forma!
Crisol e jóia do Renascimento,
emoção, verbo, ritmo, evento e invento,
tudo em sua alquimia se conforma.
Senhor do silogismo, ele transforma
a Lógica em Beleza e, ao argumento,
- à maior e à menor – dá valimento
a estrita e bela submissão à Norma.
Ao poeta ele oferece o altar da História:
um Calvário e um Parnaso – Dor e Glória
– duas premissas e uma conclusão.
Árdua escalada, custa apenas isto:
quatorze passos da Paixão de Cristo
por quatorze degraus da Perfeição.
Guilherme de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário