sexta-feira, 5 de abril de 2013

SECRETÁRIO DE OBRAS DO ESTADO RECEBE COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DO VALE DO CUIABÁ

Uma comissão de vereadores da Câmara Municipal de Petrópolis, representantes da Comissão de Acompanhamento das Chuvas do Vale do Cuiabá, foi recebida pelo secretário de Obras do Estado, Hudson Braga e pelo superintendente de Projetos e Acompanhamento das Obras da Subsecretaria Extraordinária da Região Serrana, José Beraldo, na última quinta-feira (04/04), em reunião no Rio de Janeiro. Eles foram buscar mais informações sobre o andamento dos trabalhos desenvolvidos em parceria entre o Estado (por meio da Secretaria de Obras e do Instituto Estadual do Ambiente - INEA) e a Prefeitura de Petrópolis.

Estiveram presentes ao encontro o presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (PMDB), além dos vereadores Maurinho Branco (PTC) e Gilda Beatriz (PMDB). O presidente da Comissão, vereador Silmar Fortes, não pode comparecer devido a um problema familiar, mas foi representado pela assessora Helena Freitas. Participaram da reunião também representantes da Prefeitura Municipal de Petrópolis, da ALERJ (por meio da assessoria do deputado Bernardo Rossi) e da Frente Pró-Petrópolis, além do presidente da Associação dos Moradores do Vale do Cuiabá, José Quintella.

A comissão pediu aos representantes do Governo do Estado uma interação maior entre os órgãos responsáveis pela execução dos trabalhos e a comunidade local, que se sente, muitas vezes, alijada do processo e acaba buscando o apoio dos vereadores para se interar do andamento das obras. Os vereadores cobraram também uma posição em relação ao início dos trabalhos de construção das casas para os desabrigados de 2011, tendo em vista que, passados dois anos da tragédia, nenhuma casa sequer foi erguida na localidade.

O vereador Paulo Igor agradeceu ao secretário por receber a comissão, e recebeu a promessa de um novo encontro nos próximos dias, com a participação da presidente INEA, Marilene Ramos, tendo em vista que o pacote maior de obras e soluções para a região está a cargo do instituto. Maurinho Branco pediu o apoio do secretário de Obras também em relação aos moradores da Estrada do Gentio, Laginha e Benfica, pedindo uma interação maior por parte do INEA com essas comunidades.

Cobrado pelo representante das vítimas, José Quintella, sobre a demora no início da construção das moradias para aqueles que optaram por essa modalidade, e também sobre o valor estipulado para a indenização, Hudson Braga tranquilizou o representante comunitário, explicando a ele e aos vereadores a burocracia que envolve o precesso, dizendo que o Governo vai modificar o decreto para aumentar o valor indenizatório.

“O Estado do Rio de Janeiro estendeu a mão naquele momento difícil, dando o auxílio necessário aos desabrigados, mas muita coisa depende da própria Prefeitura, como, por exemplo a indicação dos terrenos para a construção das casas”, destacou o secretário de Obras.

Satisfeita com o encontro, a vereadora Gilda Beatriz disse que a comunidade deseja é uma maior aproximação com o Governo, estando a par de todos os andamentos do processo, o que vai gerar maior segurança para as vítimas. “Acho que agora definitivamente chegou a hora. Tenho certeza que as coisas vão acontecer”, disse a vereadora. Hudson Braga e José Beraldo se comprometeram, inclusive, a participar da próxima reunião da Comissão na Câmara, que ocorrerá no próximo dia 16 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário