sábado, 27 de abril de 2013

VACINAÇÃO CONTRA HPV VAI SER APLICADA EM TODO O PAÍS

Projeto de Bernardo Rossi é transformado em campanha nacional


O Ministério da Saúde vai incluir a vacinação contra o HPV - Human Papiloma Virus -, o principal causador do câncer do colo de útero no calendário nacional de vacinação. Suas três doses necessárias para imunização das mulheres serão oferecidas pelo SUS de graça. Autor da lei que tornou a vacinação obrigatória na rede estadual, Bernardo Rossi, líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) comemora a iniciativa que vai imunizar, de início, 16 milhões de mulheres até 09 anos em todo o país.

"O Estado do Rio foi o primeiro a ter uma lei, minha e de Rafael Picciani, deputado licenciado e secretário estadual de Habitação, tornando essa vacinação obrigatória. Assembleias de outros estados como de Minas Geras e Maranhão seguiram nossa iniciativa e outros parlamentos estaduais iniciaram movimentação neste sentido. Foi uma pressão natural junto ao governo federal que entendeu a importância da vacinação em massa", afirma Bernardo Rossi.

Em uma primeira etapa a vacina será importada, mas o governo decidiu fabricá-la em instituições públicas do país. A tecnologia de produção da vacina será comprada em licitação e as vacinas passarão a ser produzidas nos laboratórios públicos Fiocruz, no Rio, e Instituto Butantâ, de São Paulo. O vírus HPV é transmitido por contato sexual e vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero já que 95% dos pacientes diagnosticados apresentaram o vírus. A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que são estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano em todo o país.

Hoje, a vacina é encontrada na rede particular, mas são necessárias três doses e a imunização consome cerca de R$ 900.

"O papel da mulher na sociedade e como chefes de família é fundamental para o desenvolvimento do país. É um investimento em saúde preventiva que garante força de trabalho indispensável e a manutenção de muitos lares. A prevenção é muito menos custosa financeira e emocionalmente também", explica Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário