sábado, 20 de abril de 2013

PETRÓPOLIS É A PRIMEIRA CIDADE DO ESTADO A COLOCAR UPCS EM FUNCIONAMENTO

As primeiras Unidade de Proteção Ambiental (UPC) do Estado do Rio começam
a funcionar, em maio, em Petrópolis. O município vai receber 10 das 42 unidades que serão instaladas ainda em Nova Friburgo, Teresópolis e Bom Jardim. O secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, anunciou, em reunião nesta sexta-feira (18.04) com líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Bernardo Rossi, detalhes da operação das unidades. Foram contratados e capacitados 170 pessoas, 42 delas em Petrópolis. O objetivo é que esses agentes atuem dentro de áreas consideradas de risco, onde já existem os sistemas de alarme.

"Essas pessoas serão a ponta do sistema. Vamos nos valer da tecnologia de que já dispomos, que consegue prever com razoável antecedência a chegada das chuvas, e mobilizar esses agentes, que conhecem os moradores e o risco. Eles serão aqueles que vão motivar as pessoas para que ninguém seja surpreendido com uma chuva muito forte", explica Simões.

As UPCs funcionam em módulos semelhantes às UPAs, estruturas com 30 metros quadrados, munidas de computadores e telefones interligados ao Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad) da Defesa Civil. Os agentes se revezam em plantões de 24 horas, monitorando a área e recebendo alertas de risco.

"As pessoas foram contratadas diretamente nas comunidades e é preciso que seja assim, engajamento de quem conhece e vive no local", considera Bernardo Rossi. Para o deputado o mecanismo de segurança em Defesa Civil avançou em equipamentos e legislação nos últimos dois anos. "É preciso fazer muito ainda, investir em todas as áreas, inclusive a Habitação popular, mas estamos colocando em prática projetos e leis", afirma.

Em Petrópolis, as UPCs vão funcionar nos seguintes locais: Morro dos Ferroviários, na divisa de Vila Felipe e Dom João Braga, divisa entre Independência e Taquara, Duques, Quitandinha, divisa entre Valparaíso e Dr. Thouzet, São Sebastião, 24 de Maio, Siméria e Sargento Boening.

Bombeiros na Posse: destacamento começa a funcionar em dois meses

Uma gestão compartilhada entre o governo do Estado e a concessionária Ligth, vai garantir o Corpo de Bombeiros na Posse. Seis homens em plantão diário vão garantir o funcionamento do destacamento em prédio da empresa de energia, no centro do distrito. O destacamento vai funcionar 24 horas, um investimento mensal de R$ 80 mil.

A parte operacional do destacamento já está sendo organizada pelo secretário de Defesa Civil do estado, coronel Sérgio Simões com quem o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) se reuniu nesta sexta-feira, no Rio. "Também queremos a parceria da prefeitura para que o destacamento funcione plenamente. É um serviço importante, básico em Defesa Civil, uma
das áreas em que a cidade precisa investir", destaca Bernardo Rossi.

População de mais de 10 mil pessoas, a Posse ainda é atendida pelo destacamento do Corpo de Bombeiros de Itaipava, distante 22 quilômetros ou
pelos Bombeiros do Batalhão de Petrópolis que precisam percorrer uma distância de 47 quilômetros para acessar o quinto distrito. “De cerca de mil atendimentos anuais, a Posse corresponde com 15% dos chamados. Estes números foram mostramos ao secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, que se sensibilizou com a real necessidade do quinto distrito", aponta Bernardo Rossi.

A instalação de um destacamento na Posse significa também aumento da corporação. Hoje, o efetivo dos Bombeiros de Petrópolis, incluindo o destacamento de Itaipava, é de 149 homens. Eles são responsáveis por cobrir os nove mil quilômetros de área da cidade. O destacamento vai funcionar por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS). Os militares vão atuar, durante
suas folgas, no destacamento da Posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário