sexta-feira, 26 de abril de 2013

PACIENTES COM CÂNCER SÃO ATENDIDOS NORMALMENTE EM DIVERSOS SETORES DO CENTRO DE TERAPIA ALCOLÓGICA

Máquina de Radioterapia é a única a estar parada em toda a Clínica

Na última quinta-feira, dia 18 de abril, a equipe de manutenção preventiva do CTO – Centro de Terapia Oncológica, detectou que o rolamento da máquina de Radioterapia estava inadequado para o pleno funcionamento. Tal peça é responsável pelo giro que a máquina faz para levar o feixe de radioterapia que chega até o paciente.

Após a identificação do problema a equipe do CTO encomendou a referida peça da fornecedora localizada nos Estados Unidos, efetuou o pagamento da mesma, que custa cerca de U$$13.000,00 (treze mil dólares) e aguarda a chegada do material, ficando nesse momento a espera apenas da liberação da Alfândega, ou seja, repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.

Ainda, com o intuito de agilizar o retorno do tratamento dos pacientes, o departamento de Radioterapia do CTO enviou o rolamento para uma empresa em São Paulo que está providenciando o reparo da peça.

Diante de todas as medidas e providências tomadas nos últimos dias o CTO afirma que realizou os procedimentos necessários e acredita que em alguns dias todos os atendimento em Radioterapia vão estar normalizados.

Contudo, vale ressaltar que o CTO se mantêm aberto e em pleno funcionamento em suas demais atividades, recebendo normalmente pacientes do SUS, de convênios e particulares. De acordo com Bernardinho Ferreira, médico oncologista, membro do corpo clínico e um dos sócios do CTO, setores como a Oncologia Clínica, Quimioterapia, Hematologia, Infectologia, Enfermagem Oncológica, Física Médica, Farmácia Oncológica, Psicologia Oncológica, Clínica de Dor e Cuidados Paliativos não foram afetados em suas atividades nem na carga horária.

Outro aspecto importante é que o CTO está modernizando os equipamentos e investindo em alta tecnologia para aumentar as chances de cura nos pacientes portadores de câncer, destruindo o tumor e reduzindo os efeitos colaterais. Tal investimento é de extrema importância não só para Petrópolis e surgiu da necessidade de agilidade no atendimento e não interrupção em caso de manutenções necessárias.

Para a implementação da segunda máquina de Radioterapia, só de investimento para a construção do bunker, ou seja, casamata de concreto para abrigar o aparelho, o departamento de Radioterapia do CTO está investindo cerca de R$1 milhão (um milhão de reais), já os equipamentos, acelerador linear e os sistemas associados, estão orçados em cerca de U$$1 milhão (um milhão de dólares).

A nova máquina é um acelerador linear, de última geração, que produz, monitora, controla e conforma de maneira precisa o feixe de radiação para o alvo tumoral, sem danificar áreas sensíveis próximas ao tumor. O equipamento, associado a um novo Sistema de Planejamento para Tratamento Tridimensional será incorporado aos equipamentos existentes no CTO, aumentando a capacidade de atendimento, oferecendo novas técnicas de tratamento como IMRT (Radioterapia com Intensidade Modulada) e Radiocirurgia.

De acordo com Dr. Carlos Eduardo de Almeida, físico médico, “foram dois os motivos para esta aquisição: o aumento na demanda do atendimento fazendo com que o tratamento demorasse a ter início e a inovação tecnológica que está associada a este equipamento que inclui um sistema tridimensional de planejamento de tratamento a partir de imagens de tomografia computadorizada que irão dar maior rapidez e segurança no tratamento”.

Alguns equipamentos como os que serão instalados no CTO, já estão sendo colocados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Fora da capital, o CTO é o único centro de radioterapia da Região Serrana, se tornando importante não só para Petrópolis, mas também pra toda a região. “Além de oferecer técnicas de tratamento igual às utilizadas nos grandes centros, a redução das filas será uma realidade com o aumento da capacidade de atendimento”, afirma Dr. Carlos Eduardo.

O principal objetivo está no retorno que esse investimento trará, não só para a clínica, mas para o paciente. “Primeiramente queremos agilizar o atendimento, segundo, com uma tecnologia de ponta poderemos assegurar um melhor controle da dose no tumor, menores doses nos tecidos normais e oferecer novas técnicas de tratamento”, afirma Dr. Carlos Eduardo.

Mais informações podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou ainda do site www.ctopetropolis.com.br.

SERVIÇO
CTO – Centro de Terapia Oncológica
Rua Dr. Sá Earp, 309
Centro – Petrópolis/ RJ
(24) 2244-2005
Responsável Técnico Médico CTO Petrópolis
Dr. Mauro Sérgio Vieira de Melo
CRM: 52-19473-1
Responsável Técnico Radioterapia CTO Petrópolis
Dr. Eduardo Fuks
CREMERJ: 52-87632-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário