quinta-feira, 25 de abril de 2013

BIBLIOTECA INFANTIL DO MUSEU IMPERIAL OFERECE ATIVIDADES EDUCATIVAS EM MAIO

Em maio, a Biblioteca Infantil Rocambole (Museu Imperial/Ibram) oferece atividades educativas em comemoração ao Dia Mundial do Trabalho, ao Dia das Mães, ao Dia da Abolição da Escravatura, ao Dia Internacional dos Museus e ao Dia do Artista Plástico. As atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares.

A programação terá início com a celebração do Dia das Mães, nos dias 07 e 08, a partir das 14h30. Nas datas, haverá contação do livro “Mãenhê”, de Ilan Brenman, seguida de exploração do acervo da biblioteca.

Em 09 de maio, será lembrada a Abolição da Escravatura, que ocorreu em 13 de maio de 1888. A atividade, que começa às 14h30, incluirá contação do livro “O Amigo do Rei”, de Ruth Rocha, e oficina criativa com base na temática da história. A obra narra a história do escravo Matias, que fica amigo de Ioiô, seu patrão. Os dois brincavam e brigavam, indiferentes a qualquer lei, sem saber que, um dia, um deles seria rei.

O Dia Internacional dos Museus (18 de maio) será comemorado nos dias 14, 15 e 16, dentro da Semana Nacional de Museus. Em 14 e 15 de maio, às 14h30, haverá contação do livro “Museu Desmiolado”, de Alexandre Brito, que apresenta os museus através de brincadeiras com o sentido das palavras e das imagens. Em seguida, as crianças poderão conhecer o acervo da biblioteca.

Já no dia 16, às 14h30, a Rocambole receberá o escritor Alexandre Bersot para uma tarde de contação de história, autógrafos e bate-papo. O livro do autor a ser explorado será “Imagine uma menina com cabelos de Brasil...”. Uma divertida paródia da globalização, a obra apresenta Aparecida, uma garotinha com baixa autoestima, descontente com seus cabelos e que se sente deslocada na escola; as coisas só começam a mudar quando ela se une às suas duas únicas amigas para enfrentar as provocações das outras meninas.

Em 21 e 22 de maio, a contação do livro “Agora eu era”, de Arthur Nestrovski, irá comemorar o Dia Mundial do Trabalho. Com início às 14h30, a leitura será seguida de exploração do acervo. A partir da brincadeira "agora eu era", na qual as crianças fazem de conta que são os mais diferentes personagens, o autor conta como seria a vida se fosse um explorador do Polo Norte, um médico, um empresário, um pianista, um surfista, uma pintora ou um engenheiro, entre outros.

A homenagem ao Dia do Artista Plástico será no dia 23, às 14h30. Será oferecida contação do livro “Onde está o urso da amizade?”, de Romero Britto, seguida de oficina criativa inspirada na obra do artista.

As últimas atividades acontecem nos dias 28 e 29 de maio, às 14h30, celebrando novamente o Dia Internacional dos Museus. Nas datas, acontece contação do livro “Aventuras da Memória”, de Patrícia Engel Secco, seguida de acesso livre ao acervo da Rocambole. O livro apresenta o Museu da Memória e mostra que um museu, antes de tudo, é um lugar onde o passado e o presente se unem para tecer a nossa história, a história da nossa família, da nossa cidade, do nosso povo e de toda a humanidade.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por mais de 500 títulos, entre os quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário