segunda-feira, 22 de abril de 2013

ARTISTA PLÁSTICO ROMERO BRITTO RECEBE MEDALHA TIRADENTES DA ALERJ


A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu, na última sexta-feira (19/04), a mais importante comenda da Casa, a Medalha Tiradentes, para o pintor e artista plástico Romero Britto, iniciativa de Bernardo Rossi, líder do PMDB na Alerj e do deputado licenciado e atual secretário de Estado de Esporte e Lazer, André Lazaroni. "O Romero Britto é um patrimônio nacional. Ficamos muito orgulhosos quando vemos um brasileiro que saiu do País e venceu, mostrando ao mundo que a arte transforma a vida das pessoas", comentou Lazaroni. "Romero Britto dispensa apresentações pelo grau de reconhecimento que conquistou sobretudo no concorrido mercado internacional, mas é preciso destacar sua dedicação à filantropia. Ele cumpre o papel não somente de artista, mas de cidadão e cidadão do mundo doando trabalho, tempo e recursos para mais de 250 instituições de caridade", afirmou Bernardo Rossi ao presidir a cerimônia.

Radicado em Miami, nos EUA, o pernambucano Romero Britto nasceu no dia 6 de outubro de 1963, na cidade do Recife, e ficou conhecido pelo seu estilo vibrante, com cores fortes e impactantes, que fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade. O artista já teve seu trabalho reconhecido em muitos países, estampando seu talento em campanhas de diversas marcas. “Não sei como definir o que estou sentindo, mas é uma emoção muito especial. Receber essa medalha é marcante, principalmente pelo carinho de vocês. Em especial, pelo carinho da família Lazaroni, por tudo que eles já fizeram por mim”, declarou o artista.

O evento contou ainda com a presença da escritora, diretora e produtora cultural Dalva Lazaroni, que também prestou homenagem ao pernambucano. "A arte do Romero tem vida própria, tem as cores e a alegria do Brasil. A arte do Romero pulsa e isso emociona a todos", decretou Dalva.

Biografia

Autodidata, o artista Romero Britto desde criança pinta em todo tipo de material disponível. Em 1983, ele viajou a Paris, onde conheceu a obra de Matisse e Picasso. Romero combinou a influência do cubismo com a arte pop para criar um estilo vibrante e icônico, que o jornal The New York Times chamou de um estilo que “transpira o calor, o otimismo e o amor”. Em 1988, Britto se transferiu para Miami e se estabeleceu como um artista internacional. Hoje, sua obra já esteve presente em galerias de arte e museus de mais de 100 países, incluindo o Salon National des Beaux-Arts, no Carrousel du Louvre, em Paris, na França.

Romero ainda tem em sua obra instalações de arte pública no O2 Dome, em Berlin, na Alemanha; no Hyde Park, em Londres, na Inglaterra; no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, nos Estados Unidos; e contribuições para espetáculos do Cirque du Soleil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário