sábado, 27 de abril de 2013

APRESENTAÇÃO DOS CANARINHOS REÚNE ESTUDANTES

Evento integrou o projeto Tour da Experiência

O Coral dos Canarinhos uniu a história do Brasil à música, em uma apresentação que integra o Tour da Experiência, do Sebrae, na tarde desta sexta-feira (26). O evento foi aberto ao público, e foi acompanhado pelos professores e alunos do 7º ano do ensino básico do Colégio QI, do Rio de Janeiro.

A apresentação mostrou a história do canto coral durante o período Imperial, intercalada por onze músicas, que vão desde marchinhas imperiais até canções que estão no repertório do Coral. Passagens relevantes da época do Império foram narrados. No final da apresentação, a plateia foi convidada a entender como funciona o coral, tendo a oportunidade de ouvir os cantores e estando ao lado deles.

De acordo com o professor de música do Colégio QI, Paulo Henrique Poíko, a apresentação foi uma excelente oportunidade para os alunos aprenderem ainda mais sobre a música. “Na escola, temos apenas 80 minutos semanais para ensinar a música para os alunos. Hoje, eles puderam ter uma noção melhor de como funciona um coral, os tipos de vozes que formam a harmonia, além de entender itens como partitura e pentagrama. O projeto é maravilhoso”, declarou.

Aluna do Colégio QI e ex-integrante de um coral de Manaus, Melissa Maria Torres destacou o tamanho do Coral dos Canarinhos. “Nunca tinha ouvido tanta gente cantando em um coral. Fiquei impressionada quando eles começaram a se apresentar”, afirmou a aluna do 7º ano do ensino básico.

O maestro Marco Aurélio Lischt destacou o encantamento das crianças com o projeto. “É sempre muito bom receber as escolas. Além da mensagem principal, que é a essência do Tour da Experiência, temos um contato mais próximo com todos. E conseguimos mostrar o outro lado dos Canarinhos, que têm uma vida normal, como qualquer criança”, disse.

Professor de história e proprietário da empresa Veronese Turismo, que organizou a vinda dos alunos para o Coral, também aprovou o Tour da Experiência. “Foi uma ótima iniciativa, que uniu a história do império, música, a construção da sociedade. A forma com que tudo foi contado prende a atenção dos alunos”, destacou.

O Projeto Tour da Experiência foi criado em 2010 pelo Ministério do Turismo com o objetivo de fomentar a atividade turística nos municípios eleitos pelo Governo Federal como indutores do turismo. Petrópolis é um dos 65 municípios do país que ganharam o título e por este motivo, participa do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário