terça-feira, 23 de abril de 2013

VACINAÇÃO EM DOMICÍLIO PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Mais uma alternativa para garantir a vacinação de idosos e pessoas com deficiência é oferecer o serviço em domicílio no caso da impossibilidade de seu deslocamento até os postos de saúde. Projeto de lei do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) tramita na Assembleia Legislativa neste sentido. O parlamentar acredita que na próxima campanha de vacinação contra a gripe, por exemplo, o serviço já possa estar funcionando.

A meta da campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano, que segue até sábado, é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos. No Estado do Rio, são 2,1 milhão de idosos.

"Só em idosos, ano passado, foram vacinados 12, 3 milhões de pessoas em todo o país. Esse universo pode aumentar se considerarmos os maiores de 60 anos com dificuldades de locomoção e que poderiam estar recebendo as vacinas em casa. Esse número cresce ainda em mais 2, 4 milhões de pessoas com deficiência no Estado que podem ser vacinadas, não contra a gripe, caso não sejam o público alvo, mas contra outras doenças", defende Bernardo Rossi.

No caso da gripe, a vacinação é feita com objetivo de diminuir o risco de ter a doença grave. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações causadas pelo vírus influenza.

"Alguns municípios já fazem o serviço de vacinação em domicílio, mas queremos, com o projeto de lei que ele se torne obrigação em todo o Estado. Em Petrópolis, são 59 mil pessoas maiores de 60 anos e uma parcela pode estar deixando de se imunizar contra a gripe por problemas de deslocamento. Oferecendo o serviço aumenta o potencial de cobertura da vacina, diretamente, para quem recebe a dose e indiretamente porque há menos infectados", completa Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário