quinta-feira, 25 de abril de 2013

CENTRO CULTURAL ESTAÇÃO NOGUEIRA COMEMORA DIA DO FERROVIÁRIO

O Dia do Ferroviário será comemorado em grande estilo no Centro Cultural Estação Nogueira, em parceria com a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Núcleo Petrópolis. No dia 27 de abril, às 17 horas, será aberta a exposição em homenagem a Epitácio Pessoa, que foi morador de Nogueira e lá faleceu em sua residência, depois de muito contribuir para o país e o município.

As homenagens ao Dia do Ferroviário 2013 contarão ainda com a palestra de Luiz Carlos Veiga, da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, intitulada Epitácio Pessoa – um passeio pela história e com a apresentação do Coral Municipal de Petrópolis, sob a regência do maestro Paulo Afonso Filho, cantando músicas alusivas ao tema ferrovia.

Todos os anos o Centro Cultural Estação Nogueira, que pertence à Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, comemora o Dia do Ferroviário, que é dia 30 de abril. Segundo seu coordenador, João Sérgio da Silva Jr., há sempre uma figura importante homenageada. Este ano foi escolhido o ex-presidente Epitácio Pessoa e suas realizações. A exposição, que ficará aberta ao público até o dia 26 de maio, mostrará acontecimentos de seu governo relacionados com Petrópolis e também sobre o centenário da Independência, cuja mostra realizada em 1922 obteve grande destaque na época. A palestra falará sobre este brasileiro que foi o único a ocupar os mais altos cargos nos três poderes da República: foi Senador, Ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente da República.

Segundo o palestrante, Luiz Carlos Veiga, Epitácio Pessoa – que governou de 1919 a 1922 – foi um grande amigo e benfeitor de Petrópolis. Deve-se a ele a construção do Palácio dos Correios e Telégrafos, a construção do quartel do Exército que abrigou o então 1º Batalhão de Caçadores, hoje D. Pedro II, além da inaugurar a rodovia que liga Petrópolis a Teresópolis. A palestra fará um passeio pela história do Brasil através da vida de Epitácio Pessoa, que tem seu nome dado a ruas, cidade, vilas, avenidas, praças, represas e outros pelo Brasil afora. Desde o seu nascimento, em 1865 até sua morte em 1942, será enfocado com maior ênfase o período de transição da Monarquia para a República no início do século XX. O evento Dia do Ferroviário 2013 será aberto ao público. O Centro Cultural Estação Nogueira fica na praça de Nogueira, tel: 2237-3860.

Nenhum comentário:

Postar um comentário