sexta-feira, 26 de abril de 2013

UPCS DE PETRÓPOLIS ENTRAM EM OPERAÇÃO EM JUNHO

Modelo pioneiro na América Latina, as 10 primeiras Unidades de Proteção Comunitária (UPC) - num total de 42 instaladas pelo governo do Estado na Região Serrana começam a funcionar, em junho, em Petrópolis. O superintendente operacional da Secretaria estadual de Defesa Civil, coronel Luis Guilherme Ferreira dos Santos, acompanhado do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), vistoriou nesta sexta-feira (26.04) a montagem das estruturas.

As visitas foram iniciadas na UPC da Vila Felipe, no Alto da Serra. As estruturas possuem 30 metros quadrados, são munidas de computadores e telefones que estarão interligados ao Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad) da Defesa Civil. "Os equipamentos eletrônicos e o mobiliário já estão em Petrópolis e os agentes já foram treinados. Terminada a montagem dos módulos, o trabalho se inicia de imediato", anunciou coronel Luis Guilherme. De junho a novembro, antes do período das chuvas, será realizada a aclimatação dos agentes com o dia a dia da comunidade, equipamentos e a dinâmica de procedimentos da Defesa Civil. "Esse período, como é um projeto inovador, é essencial para ajustes para que aberta a temporada das chuvas, tudo esteja 100 por cento", completa o superintendente operacional da DC.

O princípio do trabalho de recurso humano usado na UPC foi inspirado no programa Agentes Comunitários de Saúde. Os agentes das UPCs, assim como os que trabalham na saúde, foram selecionados dentro das próprias comunidades. "É preciso que eles conheçam profundamente a região e os moradores. É mais ágil sua mobilidade e identificação das pessoas, dos riscos e das medidas de urgência a serem tomadas", explica Bernardo Rossi que já apresentou indicação do governo do Estado para que mais áreas de risco sejam dotadas de UPCs.

A escolha dos locais de instalação também segue estratégia para ampliar a área de cobertura. São colocadas prioritariamente próximo dos pontos de apoio da Defesa Civil, os locais para receber moradores em episódios de alerta e mais: na "fronteira" entre bairros onde exista comunicação por ruas. "Isso dobra a capacidade de observação, medição e de alerta que os agentes poderão dar", completa o coronel Luis Guilherme

Em Petrópolis, as unidades estão sendo instaladas no Morro dos Ferroviários; no bairro Vila Felipe, divisa com rua Dom João Braga; divisa entre os bairros Independência e Taquara, Duques, Quitandinha, divisa entre Valparaíso e Dr. Thouzet, São Sebastião, comunidade da 24 de Maio, Siméria e Sargento Boening. Foram contratados e capacitados 170 pessoas, 42 delas para atuar em Petrópolis, agentes que se revezaram em plantões de 24 horas. Estão sendo instaladas mais 32 unidades em Nova Friburgo, Teresópolis e Bom Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário