sexta-feira, 26 de abril de 2013

MULHERES PRATICAM BOXE NA BUSCA DA BOA FORMA E DA DEFESA PESSOAL


Quem ainda diz que alguns esportes são somente para homens está vivendo no passado. Atualmente, atividades como o futebol, por exemplo, já ganharam adeptas em todo o mundo. Outro exemplo disso é o boxe que, em 2012, teve a categoria feminina incluída nas modalidades da Olimpíada de Londres, fazendo com que todos os esportes do evento fossem praticados por homens e mulheres. A crescente escolha de mulheres por esportes antes masculinos pode ser vista também em Petrópolis, onde a Academia Locatelli oferece aulas de boxe como atividade e tem como maior público as mulheres.

Atualmente, o boxe é visto pelas mulheres com outros olhos, principalmente pelos benefícios que o esporte traz para o corpo feminino:. “Os músculos não aumentam, ficam apenas definidos. Além disso, esta modalidade também diminui o percentual de gordura e traz alguns prazeres mentais, como a diminuição do estresse e aumento da autoestima”, explica o professor de boxe da Academia Locatelli, Leandro de Oliveira Sant’ana. Entre outros benefícios do esporte, está a resistência muscular e definição de coxas, braços e pernas, além de afinar a cintura devido aos exercícios intensos que trabalham o abdômen. “O boxe também melhora a respiração, fortalece a musculatura lombar, ajuda a desenvolver os reflexos, a coordenação motora e a agilidade, características fundamentais de defesa”, completa Leandro.

Segundo o professor, o boxe atrai muito o público feminino, pois este procura atividades mais dinâmicas e que proporcionem resultados visíveis. “As aulas sempre são planejadas para enfatizar as técnicas do esporte, além de serem incluídos alguns treinos funcionais que aprimoram a resistência, força, agilidade e capacidade aeróbia. Não utilizamos carga, porém, são feitas muitas repetições”, diz o professor de Educação Física, enfatizando ainda que os alunos também fazem flexões de braço, abdominais e pulam corda. Segundo Leandro, homens e mulheres fazem uso das mesmas técnicas e exercícios. “O que muda é o nível de intensidade das atividades propostas”, enfatiza.

A advogada Ana Paula Vogel, 29, faz as aulas de boxe na Academia Locatelli desde janeiro. Já que ela não tem tempo suficiente para a musculação, procurou um esporte mais dinâmico. “Eu precisava me desestressar e procurei uma atividade aeróbica. Estou adorando o boxe. Além de emagrecer, defini os braços e estou bem mais calma”, exclama Ana Paula. Segundo ela, o preconceito entre homens e mulheres não existe. “Na verdade, acho que o sexo masculino prefere o contato corporal no boxe e as mulheres procuram mais o dinamismo”, completa.

Já Lohany Alves, 21, é estudante e começou com o boxe por indicação médica. “Eu precisava emagrecer e quando soube que o boxe estava atraindo muito o público feminino, me interessei. Hoje, tenho o condicionamento físico e a respiração muito bons, além de ter conseguido perder os quilos que precisava”, conta orgulhosa a jovem.

Para os homens a defesa pessoal é um dos principais atrativos, mas, atualmente, as mulheres também têm procurado o esporte com o intuito de aprender a se defender. “Em relação ao contato físico entre os alunos, as aulas de boxe têm como objetivo ensinar apenas movimentos de autodefesa”, completa o professor da Academia Locatelli.

CONTRA-INDICAÇÕES - Por mais benefícios que o boxe traga, ele não é indicado para qualquer pessoa. Segundo profissionais, quem possui pressão alta, lesão muscular e problemas nas articulações devem ter cuidados maiores antes de se matricular nesta modalidade. “Todos precisam fazer uma avaliação médica antes de começar as aulas para conferir como está a saúde, porém, alunos lesionados ou hipertensos, por exemplo, podem precisar da orientação de um especialista”, explica Leandro Sant’ana.

Os professores alertam, ainda, que como todo esporte, para obter melhores resultados, o boxe deve ser aliado com uma dieta balanceada. “A alimentação é sempre essencial quando associada a uma atividade física”, esclarece o professor.

As aulas de boxe na Academia Locatelli são realizadas toda segunda e sexta-feira, das 19 horas às 20 horas, pelo professor Leandro de Oliveira Sant’ana. Interessados em se matricular, podem procurar a recepção da Academia na Rua Montecaseros, 219 A, Centro – Petrópolis ou entrar em contato pelo telefone 2246-7850.

Nenhum comentário:

Postar um comentário