quinta-feira, 25 de abril de 2013

ATM É REMARCADA PARA O DIA 05 DE MAIO

Petrópolis possui vasta beleza natural, constituída de cumes de montanhas, paredes rochosas, rios, cachoeiras e demais ecossistemas onde há reconhecidamente trilhas, caminhos, travessias e escaladas, de grande relevância para a sociedade praticante dos esportes ligados diretamente aos ambientes naturais;

O evento visa, além de divulgar a cidade de Petrópolis, promover as melhores práticas do montanhismo nacional com a divulgação de informações importantes para a prática segura e ecologicamente correta.

E é realizado pelo Centro Excursionista Petropolitano (CEP), Prefeitura Municipal de Petrópolis e da Federação de montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ). Com base no Decreto municipal Nº 283 que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Montanhismo.

O programa tem cinco objetivos:
-Mapear as áreas de interesse para a prática do esporte na cidade;
-Identificar as condições de acessos às áreas de interesse para a prática da modalidade
-Adotar as medidas para garantir o acesso livre às áreas de interesse para o montanhismo;
-Caracterizar os problemas ambientais das áreas de interesse para a prática do esporte e propor soluções para evitá-los ou mitigá-los;
-Apoiar outras iniciativas de apoio e divulgação à prática do montanhismo em todo o território municipal.

Após este levantamento poderá ser assinado o Termo de Cooperação Técnica para execução do programa de forma participativa e integrada pela Prefeitura Municipal da Cidade de Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo o CEP (centro Excursionista Petropolitano) e pela Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).

Ainda no decreto, o prefeito determinou que a Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM) está incluída no Calendário de Eventos Oficiais da Cidade de Petrópolis já com data para ser realizada, sempre no meados de abril, na Praça da Liberdade, Centro.

Na ATM, montanhistas do Brasil inteiro e a população local confraternizame celebram o inicio da temporada para a prática do montanhismo. A prefeitura da Cidade de Petrópolis, reconhecendo a importância deste evento, incluiu a ATM no Calendário Oficial da Cidade de Petrópolis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário