quinta-feira, 18 de abril de 2013

PALESTRA DE ANDRÉA PACHÁ LOTA PLENÁRIO DA CÂMARA

Paulo Igor comunica novos Projetos Especiais para 2013

Teve início na noite da última quarta-feira, dia 17 de abril, no plenário da Casa Legislativa, o Ciclo Anual de Palestras da Câmara Municipal com a participação da escritora e juíza Dra. Andréa Pachá, que falou sobre seu livro “A vida não é justa”. A palestrante abriu mão de formalidades e falou em forma de bate papo com a plateia que estava lotada.

O presidente vereador Paulo Igor (PMDB) agradeceu a presença da juíza e falou sobre a abertura da Casa Legislativa para novos projetos: “Damos início hoje ao nosso Ciclo Anual de Palestras. É um prazer abrir a Câmara para a cultura recebendo pessoas tão ilustres como a Dra. Andréa Pachá, reconhecendo seu belíssimo trabalho e ouvindo sobre sua obra literária que está fazendo imenso sucesso. Estaremos desenvolvendo muitos projetos ligados à cultura, educação, ecologia e inclusão social, trazendo a população de Petrópolis para apreciar e aprender sobre essas vertentes na Câmara Municipal”, declarou.

Andréa começou a palestra agradecendo o convite e confidenciando estar saciando um pouco seu desejo de ser vereadora. Falou também que estava muito emocionada e lembrando-se de seu pai, o hoje desembargador Dr. Miguel Pachá, que foi o vereador eleito mais jovem na história de Petrópolis (aos 20 anos de idade) e presidiu a Câmara Municipal. Deu sequencia falando sobre sua experiência como juíza de Vara de Família, as situações familiares que presenciou com casais nos últimos anos, a atual visão do casamento com as imposições da sociedade, os sentimentos presentes nas audiências e a estabilidade de uma união a dois.

“O casamento se transformou em um espetáculo com imposição dos cerimonialistas, se tornando maior do que o desejo de estar junto. A raiva com que os casais chegam na Vara de Família demonstra a perda da qualidade dos valores e se cria nesse contexto uma rede de irresponsabilidade. A falta de tolerância entre eles está levando o Estado a encarar situações que ele não tem que resolver. A felicidade não é concedida pelo Estado”, falou a palestrante.

A juíza declarou ter resolvido compartilhar as histórias em um livro assumindo o que aconteceu de verdade na resolução de conflitos, colocando suas emoções e o que era gerado também em sua vida particular, o que a levou a entender que “todos somos um” e que “embora a vida não seja justa, temos a possibilidade de seguir em frente”.

Ao término da fala de Andréa, foi aberto espaço para perguntas do público. Foram levantados assuntos como a diminuição da menoridade penal e elaboração de novas leis às que se colocou contra: “Não sou a favor da diminuição da menoridade penal. Cadeia nunca resolveu a violência... Não são necessárias mais leis, temos o suficiente, o problema é cumpri-las”, falou a juíza que terminou a palestra lendo uma das crônicas de seu livro.

Andréa Pachá foi ovacionada pelos presentes e recebeu elogios dos vereadores e religiosos presentes como Frei Moser e Padre Jac, que concordaram ser a palestra “um verdadeiro evangelho”. “Sua posição ética me impressionou. Se quiser fazer uma pregação em nossa missa, fique a vontade. Não é a lei que vai nos salvar, mas a humanidade”, declarou Frei Antônio Moser.

Padre Jac concordou com o que a juíza falou sobre as cerimônias de casamento: “Seu livro será uma revolução para nossos encontros de noivos, pois assisto muito isso que você fala quanto ao cerimonial”.

Fizeram parte composição da mesa junto à palestrante os vereadores presentes, o ex-vereador e ex presidente da Câmara professor Paulo Machado, o presidente da OAB – Petrópolis Antônio Machado, o presidente da Editora Vozes Frei Antônio Moser e o pároco da Catedral Padre Jac. No término do evento, a juíza recebeu Moção Congratulatória e flores.

Projetos Especiais para 2013


O presidente Paulo Igor (PMDB) anunciou os novos projetos criados pelo Setor de Projetos Especiais que serão implantados na Câmara Municipal este ano.

“Queremos os munícipes participando ativamente das atividades da Câmara. Estaremos trazendo novas experiências e aprendizagens e diversas áreas que farão a diferença na vida da população de Petrópolis”, declarou o presidente.

O Ciclo Anual de Palestras acontecerá uma vez ao mês. Para maio já está confirmada a participação de Frei Antônio Moser, na quarta-feira, dia 15, que vai falar sobre o tema:Construindo pontes entre medicina e ética. A Casa Legislativa será aberta para exposições de artes plásticas e fotografias, lançamentos de livros, concursos de redação e fotografia.

Será colocado em prática o projeto “Arte na Câmara”, com apresentações artísticas de grupos petropolitanos de teatro, bandas e corais na escadaria do Palácio Amarelo. Para o segundo semestre será aberto o concurso “Educador Nota 10” valorizando e premiando os professores do município.

Na área da ecologia será lançado o projeto “Ecocâmara”, com utilização inteligente dos recursos naturais dentro da Casa Legislativa – canecas individuais no lugar de copos descartáveis, lixeiras de coleta seletiva, adesivos de “apague a luz”, “economize água”, entre outras ações.

Está sendo estudada a construção de um “Jardim Sensorial” na área exterior do Palácio Amarelo (lateral) e todas as placas da Câmara vão ter versão em braile.Será dada continuidade aos projetos já existentes como “Câmara Mirim”, “Escola na Câmara” e “Educação Nota 10”, porém com mais atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário