quinta-feira, 7 de março de 2013

SECRETARIAS E COMDEP REALIZAM MUTIRÃO DE LIMPEZA PARA ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Os preparativos para a comemoração dos 170 anos de fundação da cidade já começaram. Numa parceria entre a Secretaria de Obras e Comdep, uma operação de limpeza e revitalização do Centro Histórico esta entre a série de ações que estão sendo realizadas desde ontem, dia 06. Praças limpas, com bancos cuidados, receberão o plantio de mudas para o outono. Monumentos e calçadas também ganham tratamento especial, assim como alguns trechos dos rios passarão por dragagem mecânica.

O trabalho na Rua do Imperador vai começar com a remoção das cabines telefônicas instaladas ao longo das calçadas, que estão sem os aparelhos. A substituição de lâmpadas queimadas, repintura de postes e lavagem do transbordo também são ações previstas. A restauração da ponta do Obelisco, já com o aceite do Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural será retomada. “O objetivo é que o trabalho de restauro do monumento esteja concluído até o próximo domingo. Em seguida ele será todo lavado”, garante o secretário de Obras Aldir Cony.

Os bueiros, segundo Cony, também estão ganhando a atenção. “Na realidade, a limpeza já acontece a cada 15 dias e, dessa vez, será feita de forma ainda mais rigorosa, renovando os equipamentos que forem necessários, como os cestos protetores que impedem que folhas e outros detritos caiam na rede”, explica, complementando: “Nesse momento, estamos realizando um esforço concentrado das secretarias para limpar a cidade para o dia da festa”.

Em relação a vistoria e troca de lâmpadas queimadas, o trabalho está concentrado no Centro Histórico, porém, vem sendo realizado em todo o município. “Nesse setor, existe uma grande demanda reprimida, pois o serviço estava totalmente abandonado. Não houve continuidade na manutenção preventiva e corretiva, como vinha sendo feito até o fim do ano de 2008”, explicou o secretário.

Junto com as ações, a dragagem de rios, que inclui a limpeza manual e mecânica, será iniciada nas confluências dos rios Piabanha com o Quitandinha e Quitandinha com o Palatinado, que ficam, respectivamente nos arredores do Palácio de Cristal e no Obelisco. “Basta passar por esses trechos que é possível observar grandes bancos de areia que se acumularam por conta da falta de atenção da gestão anterior”.

A Comdep, segundo o presidente da companhia, Hélio Dias, caberá ainda a manutenção e substituição de todo mobiliário urbano, como os bancos das praças. “As calçadas serão lavadas e para garantir uma higienização mais profunda, vamos utilizar produtos de limpeza pesada”, explica, lembrando que, como acontece semanalmente, o Terminal do Centro, que registra uma circulação diária de aproximadamente 30 mil pessoas, também ganhará um banho especial. Um total de 200 coletoras de lixo chegam até o fim da semana e serão instaladas ao longo da Rua do Imperador e nos arredores do Centro Histórico.

O plantio de mudas de época, como das espécies boca de leão e hortênsias, por exemplo, também estão acontecendo, junto com as ações de jardinagem. “Já fizemos o plantio de 1,5 mil mudas que foram colocadas no Relógio das Flores e Praça Dom Pedro. Os corredores da cidade, como Quitandinha, Barão do Rio Branco e Bingen, além das mudas, estão recebendo roçadas. Podas de árvores também estão previstas”.

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte – CPTrans, está participando do mutirão de limpeza e providenciando a revitalização na sinalização horizontal e vertical. “Já realizamos esse trabalho de limpeza de placas e renovação de pintura em algumas regiões, como no Carangola, por exemplo. Agora, estamos trazendo para o centro, dando a nossa contribuição para garantir que a cidade esteja ainda mais bela no dia que completa seus 170 anos”.

Um comentário:

  1. ola tudo bem?
    ok em dar uma arrumada no centro da cidade,mais aqui na minha rua estou desde 2009 lutando por um asfalto e nada,a rua esta abandonada,cheia de buraco,a agua da chuva em de descer na canaleta passa pela rua,se não asfaltarem ela este ano antes da chuva,não sei como vai nossa situação aqui,se gasta dinheiro com tanta coisa,mas não deveriam esquecer as pessoas que moram em comunidades,minha rua é JOSE LEANDRO DE SANT´ANNA,MEU E-MAIL PEDRODEVANIR@GMAIL.COM,AGUARDO RESPOSTA,ABS....

    ResponderExcluir