sexta-feira, 8 de março de 2013

MISSA E CAFÉ DA MANHÃ COM FUNCIONÁRIAS DA COMDEP NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Uma missa em ação de graças realizada na Igreja do Rosário e um café da manhã com servidoras municipais, na Praça da Inconfidência, fizeram parte da programação idealizada pela chefe de gabinete Luciane Bomtempo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que reuniu cerca de 500 mulheres, ontem de manhã.

Um bolo foi servido na praça, além da distribuição de rosas e outras surpresas, como a realização de um “brechó chic”, presenteando as trabalhadoras com duas peças de roupas arrecadadas através de uma grande campanha realizada pela primeira dama. As mulheres também receberam 500 camisas e 600 nécessaires confeccionadas com material reciclável. “Não esperava esse carinho e reconhecimento. Estou muito feliz”, disse a trabalhadora Ana Paula, de 43 anos.

O brechó foi montado numa loja cedida por um empresário no Shopping Estação. Para chegar ao local, as mulheres saíram em caminhada pela Rua Caldas Viana até a Paulo Barbosa. As comemorações foram abertas na noite de quinta-feira, com a reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que aconteceu no Centro de Referência e Atendimento à Mulher.

“Acredito que eventos como esse mostram que as mulheres são especiais e marcam a luta pela igualdade de direitos. Hoje, o sexo feminino está cada vez mais presente ocupando espaços que eram exclusivamente dos homens. Podemos comprovar isso na própria Prefeitura, que tem mulheres à frente de secretarias, cargos importantes do primeiro escalão”, disse Luciane.

Reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - “Mulher no Espaço do Poder e no Mundo do Trabalho” foi o tema da mesa-redonda realizada na quinta-feira (7/3) no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM). O evento contou com a participação de cerca de 150 pessoas e serviu para marcar a reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, após quase um ano sem atividades.

O Conselho, que foi criado em 2005 para desenvolver políticas públicas voltadas para as mulheres, também se propõe a fomentar as grandes ações solidárias da Prefeitura de Petrópolis.

“Tenho um sonho que acalento e que eu gostaria que vocês me ajudassem a realizar: transformar este município em um lugar de solidariedade. Um local onde não exista mais violência doméstica nem miséria”, afirmou a chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, anunciando o lançamento do Programa Cidade Solidária. “Vamos cultivar essa cultura solidária. Juntos, unindo nossas ideias”, incentivou Luciane Bomtempo, convidando todos os presentes a debater soluções.

Para a coordenadora do CRAM, Adriana Madeira, a sensibilidade do prefeito e da chefe de Gabinete é espelho e inspiração para continuar a luta em defesa da mulher. “Nós precisamos dessa tomada de consciência. Temos que transformar a realidade das mulheres petropolitanas”, concluiu.

Além de Luciane Bomtempo e Adriana Madeira, também participaram da mesa-redonda a vereadora Gilda Beatriz; a juíza da 1ª Vara Cível de Petrópolis, Claudia Wider; a empresária e presidente da Regional Serrana da FIRJAN, Waltraud Keuper Pereira; a membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Auxiliadora Pires Ribeiro; a presidente do Diretório do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Petrópolis e secretária de Controle Interno, Rosangela Stumpf; a secretária de Educação, Monica Freitas e a coordenadora da Igualdade Racial, Lourdes da Silva Petronilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário