quinta-feira, 29 de julho de 2010

TRIBO MULTICULTURAL Nº 3 TERÁ ARRAIAL E FOGUEIRA ECOLÓGICA

A Tribo de Gonzaga promove em 31 de julho a 3ª edição da Tribo Multicultural com uma novidade: a banda que nos últimos dois meses animou dezenas de festas de São João por todo o estado fará sua própria festa típica. Além do show musical e das mostras de música, teatro, dança, cinema/vídeo, fotografia, poesia e artesanato, o Arraiá Multiculturá terá bandeirinhas, balões estilizados, apresentação de quadrilha e uma grande fogueira ecológica. O Castelinho de Petrópolis terá decoração e iluminação especiais a cargo do cenógrafo e diretor teatral Diego Montes, que já atuou nas duas festas anteriores. A festa começa novamente com um aulão gratuito de forró, a cargo do professor Lúcio Mauro.

Fogueira ecologicamente correta e balões estilizados serão usados pela primeira vez, num grande evento de Petrópolis, como uma maneira de manter a tradição e o clima das festas de São João e, ao mesmo tempo, evitar danos ao meio ambiente. Este é um conceito que aos poucos vem se espalhando por todo o país, adotado até no Nordeste, onde as tradições joaninas são mais resistentes: o arraial oficial da cidade de Campina Grande (Paraíba), por exemplo, que é considerada a maior festa de São João do mundo, este ano teve uma fogueira com 60 metros de altura totalmente cenográfica, com calor e fogo substituídos por técnicas de cenografia e iluminação.

Outro destaque do Arraiá Multiculturá da Tribo de Gonzaga será a exposição fotográfica Raízes – Expressões do Nordeste, que ocupará uma sala do amplo Castelinho de Petrópolis, no bairro do Morin. Sua autora, a petropolitana Josi Pereira, é fotógrafa premiada e, entre maio e junho, percorreu o Nordeste registrando cenas brasileiríssimas que ainda sobrevivem Brasil a dentro, nestes tempos de internet e globalização.

Eis o roteiro das mostras da Tribo Multicultural nº 3:
Fotografia: Raízes - Expressões do Nordeste (Josi Pereira)
Artes Plásticas: Rosto, identidade da face (Cipriano)
Teatro: Forrobodó no Casório (Teatro Circense Andança)
Poesia: Varal de Trovadores
Vídeo: Doce, curta-metragem (Mayara Del Pem Guarino, do curso de Cinema da UFF)
Artesanatos: criações da Casa da Rose e Filhos da Terra
________
Tribo Multicultural nº 3 - Arraiá Multiculturá. Sábado, 31 de julho, 22h. Castelinho de Petrópolis, Rua Dr. Sá Earp 909, Morin. Ingressos: R$ 10,00. Idade mínima: 18 anos (menores de 18 na companhia de pais). Informações: (24) 2244-7394.

Nenhum comentário:

Postar um comentário