terça-feira, 20 de julho de 2010

GRUPO TARUIRA NO BINGEN

O Grupo de Choro Taruira, nos próximos dois domingos de julho, estará promovendo sua tradicional domingueira no Bingen, sempre às 14h.

O evento aberto ao público, com entrada franca, acontece na entrada da Rua Duarte da Silveira, esquina com o SuperBingen, que apoia o evento local, ao lado do Instituto Bingen.
A Roda de Choro tem a produção de Catarina Maul e patrocínio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.

Existente há quase 3 anos, vem, desde o inicio de 2010. promovendo o projeto de forma itinerante, tendo escolhido o Bingen nesse mês, para ajudar a comunidade numa luta antiga, que é carinhosamente intitulada de: O BINGEN QUER PRAÇA!
Se chover, ninguém precisa chorar. A Roda acontecerá de 14h às 17h, no Clube Magnólia, com entrada franca.

É interessante registrar a carta enviada pelo Instituto Bingen ao Grupo Taruíra.

CARTA DO INSTITUTO BINGEN AO GRUPO TARUÍRA

O Instituto de Preservação Ambiental e Cultural do Bingen sente-se muito honrado em poder fazer parte da produção local que traz à comunidade do Grande Bingen o Grupo Taruíra. Desde o início do Projeto, o Instituto vem pedindo a presença destes competentes músicos, que fazem da música um sacerdócio, levando música de qualidade às mais diversas comunidades de Petrópolis.
O Instituto Bingen desde sua criação em 1998, portanto há 12 anos, vem trazendo à população local diversas opções de lazer. Esta região, uma das maiores populações da cidade e também uma das maiores arrecadações de impostos, não possui opções de lazer adequadas às suas necessidades. Não possuímos praças ou centros de lazer, biblioteca, centro cultural. A qualidade de vida local sofre um grande impacto com o aumento constante do trafego, desmatamento e poluição de rios e mananciais.

Para amenizar tais problemas, o Instituto Bingen realiza constantes eventos que trazem à população local oportunidades de lazer, educação ambiental e cidadania. A entidade trabalha agora em um projeto que traz à tona outra preocupação: a perda de nossa memória histórica. O Instituto Bingen criou o Projeto Germaniando que visa avivar a memória da população para seus antepassados imigrantes germânicos, que trouxeram para esta terra todos seus saberes e fazeres e que fizeram de Petrópolis um local absolutamente único, de riqueza cultural inegável.
O Grande Bingen é uma região com grandes vocações. Aqui estão localizados o pólo moveleiro e um grande pólo de modas. Várias das maiores indústrias da cidade aqui estão instaladas. A pequena gastronomia também se apresenta como crescente. Pães e bolos caseiros, biscoitos amanteigados aqui produzidos seduzem o paladar mais exigente. Aqui está instalada a Rodoviária de Petrópolis, sendo portando uma das principais portas de entrada para turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário