terça-feira, 6 de julho de 2010

Bebidas alcoólicas: inimigas da boa forma

Consumo de álcool deve ser evitado por quem quer perder peso

Não é novidade que grande parte da população consome bebidas alcoólicas. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o consumo de álcool tem crescido entre homens e mulheres nas capitais brasileiras – no Rio de Janeiro, a porcentagem de pessoas que consomem acima de 5 doses de bebidas alcoólicas em uma única ocasião aumentou de 16,4% em 2006 para 21% em 2009. O ganho de peso é uma das principais conseqüências do consumo frequente e desmedido de bebidas alcoólicas, que incluem também o comprometimento de funções motoras e cognitivas, dependência e doenças crônicas.

Embora não haja relação direta entre o consumo de cerveja e o acúmulo de gordura abdominal, o hábito de ingerir álcool contribui diretamente para o aumento da obesidade, principalmente porque é acompanhado, na maioria das vezes, pela ingestão de petiscos gordurosos.

“Por não possuírem nutrientes, as bebidas alcoólicas são fonte apenas de calorias. Como dificilmente são consumidas em dose única e geralmente são acompanhadas por petiscos, que também possuem alta concentração de gordura e carboidrato, as calorias ingeridas tendem a ser ainda maiores”, calcula a nutricionista da Saison Spa, Bruna Vasconcelos.

A cerveja, é claro, não é a única vilã da história. A associação de ingestão excessiva de bebidas alcoólicas à alimentação incorreta e à vida sedentária tem como consequência a obesidade. O acúmulo de gordura na região do abdome – a famosa barriguinha de chopp – não é exclusiva dos adeptos da happy hour regada a cerveja. “Isso é mito. O acúmulo de gordura depende do biótipo de cada um”, desmitifica a nutricionista.

O consumo de álcool, porém, não traz apenas conseqüências estéticas. “O elevado consumo de bebidas aumenta o triglicerídio, o que contribui para o depósito de gordura no fígado”, afirma a nutricionista, alertando que, em longo prazo, este acúmulo pode causar alteração na função do fígado, podendo levar à cirrose hepática.

Para quem tem dificuldade em deixar o álcool de lado, Bruna Vasconcelos dá a dica. “Para reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, recomenda-se alternar seu consumo com água, refrigerante zero ou suco”, diz. Quem gosta de “beliscar” enquanto bebe também não precisa se desesperar. Outra alternativa para reduzir as calorias ingeridas é substituir os petiscos gordurosos por caldos, filet acebolado ou carne seca refogada. Por vezes, é melhor escolher um prato para acompanhar a bebida que os petiscos.

Pequenas alterações no preparo dos alimentos ou na escolha dos acompanhamentos podem reduzir, e muito, a quantidade de calorias ingeridas. A nutricionista explica que o acompanhamento nutricional, oferecido pela Saison Spa, tem como objetivo promover a reeducação alimentar e estimular hábitos saudáveis que sejam aplicáveis no cotidiano dos hóspedes: “Mostramos aos hóspedes que é possível manter, no dia-a-dia, a dieta iniciada no spa. Nosso intuito é dar alternativas para que as pessoas se alimentem com qualidade também dentro do seu cotidiano, que inclui eventos sociais”, acrescentou Bruna.

Para potencializar os resultados da reeducação alimentar, na Saison, os hóspedes são estimulados a praticarem exercícios físicos. Para isso, são oferecidos três programas diários de atividades físicas. Além disso, uma equipe multidisciplinar, formada por médico, fisioterapeutas, psicólogo, nutricionista e professores de educação física, fazem o acompanhamento dos hóspedes. Esse acompanhamento é um importante estímulo para quem busca qualidade de vida.

Álcool em números
Estudo realizado pela Johns Hopkins School of Medicine, que acompanhou 810 adultos entre 25 e 79 anos durante 18 meses, constatou que a diminuição de uma porção de líquidos açucarados foi responsável pela perda de meio quilo. Assim, beber engorda mais que comer, pois é mais fácil exagerar quando se bebe do que quando se come. Além disso, o carboidrato, presente nas bebidas, estimula a produção de insulina, favorecendo o armazenamento de energia na forma de gordura.

Confira o valor calórico médio das principais bebidas (dose de 100 ml):

Aguardente
231 kcal
Brandy
245 kcal
Cerveja
42 kcal
Champanhe
76,4 kcal
Conhaque
249 kcal
Rum
250 kcal
Saquê
134 kcal
Sherry
100 kcal
Tequila
220 kcal
Vinho branco suave
153 kcal
Vinho branco seco
66,3 kcal
Vinho rose
71 kcal
Vinho tinto
72 kcal
Vodca
250 kcal
Uísque
250 kcal


Serviço
Saison Spa
Rua Ministro Armando de Alencar, 40 – Itaipava
Telefone: (24) 2222-2380 ou 0800-282-2380
reservas@saison.com.br
www.saisonspa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário