quinta-feira, 29 de julho de 2010

ATRAÇÃO LOCAL NO 11º FESTIVAL VILAREJO DE JAZZ

Após duas grandes atrações, o 11º Festival Vilarejo de Jazz traz neste dia 31 de julho o grupo Jazzeando, um encontro de músicos petropolitanos experientes e amantes do gênero em uma única sintonia. Com um repertório repleto de clássicos até os sucessos atuais e uma roupagem totalmente jazzística, a improvisação é o elemento principal. A banda base será formada por Edigar Silva na guitarra, Marcelo Berler na bateria, Gabriel Tauk no baixo e Lelei Gracindo no sax, e interpretarão canções de diversos ícones do cenário musical nesta Jam Session.

A ligação de Edigar Silva com a música começou bem cedo, pela influência dos discos que os pais ouviam em casa. Músico autodidata começou a tocar com 15 anos, e o sonho de se tornar um guitarrista profissional foi amadurecendo através das canjas em apresentações na cidade. Em busca de novas sonoridades, o encontro com o jazz abriu novos horizontes, o que despertou no músico a paixão pela improvisação e a grande variedade melódica, harmônica e rítmica. Já acompanhou em apresentações, workshops e canjas músicos como Robertinho Silva, Victor Biglione, Cláudio Rosa, Arthur Maia, Simone Guimarães e César Nascimento.

Marcelo Berner é músico há 11 anos e vive disso. Já tocou com alguns artistas como Celso Blues Boy, Barbra Zinguer, e teve a oportunidade de tocar música brasileira na Europa por seis meses. Tem uma banda chamada BetSet (antiga Super Rock, campeã da Garagem do Faustão no ano passado), e participa de outras bandas como Ponto com Nó e Torivas. É muito conhecido na cidade e um dos bateristas mais requisitados da região, além de ser um amante e especialista no gênero jazz.

Contrabaixista, produtor musical, cantor, compositor e co-fundador da Tribo de Gonzaga. Esse é Gabriel Tauk, classificado com orgulho em primeiro lugar para a Escola de Música Villa-Lobos. Atuou na Orquestra de Câmara da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e nas bandas Expresso Blues, Torivas, Cristal Jazz e Zé Vagão, com a qual excursionou pelo sul e sudeste do Brasil com a Viagem Musical Brasileira. Frequentemente é convocado para tocar como instrumentista free-lance por bandas do Rio de Janeiro, tanto em shows como em gravações.

O outro petropolitano do grupo é Lelei Gracindo. Sua carreira começou na igreja, e não muito tempo depois seu estilo liso e intransigente de tocar saxofone foi notado por muitos. Lelei gravou e compartilhou o palco com artistas como Ed Motta, Sandra de Sá, Moska, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Cidade Negra e Djavan. A maioria dos artistas concorda que as linhas melódicas do músico deixam uma impressão memorável em uma composição.
“Sempre que temos a oportunidade, nos juntamos com a proposta de fazer releituras dos clássicos norte-americanos, como Beatles, The Police e interpretações das raízes do jazz, procurando uma personalidade própria do quarteto, mas colocando em prioridade uma apresentação moderna e bastante contagiante”, explicou Edigar Silva. Lembrando que o público pode conferir o show a partir das 19h no Shopping Vilarejo em Itaipava.

O segundo dia do festival

Gilson Peranzzetta e Mauro Senise se apresentaram na segunda noite do festival no último dia 24, lotando mais uma vez a Praça do Sol. O show marcou o lançamento do CD ‘Linha de Passe’, em comemoração aos 20 anos de parceria da dupla. O repertório é totalmente brasileiro e traz composições de João Bosco, Ary Barroso, Tom Jobim, Edu Lobo, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Jacob do Bandolim, entre outros. “Um show com músicas inéditas é sempre um pouco mais difícil, mas o público se posiciona, se coloca”, disse Gilson.

Esse é o segundo álbum lançado pelo duo este ano e o sexto deles no total. O primeiro foi ‘Melodia Sentimental’, considerado mais erudito, sofisticado e elegante. Todos eles gravados no Estúdio Araras aqui em Petrópolis mesmo.

“Tudo que a gente faz aqui nunca vai se repetir. Esse é o barato da música instrumental, o improviso. Sempre aparece uma nota nova, um acorde novo”, explicou Mauro. No final da apresentação, eles tocaram uma música que Gilson fez para os filhos, ‘Uma parte de nós’ e encerraram a noite com ‘Brasileirinho’.



SERVIÇO
Show com Jazzeando
Data: 31/07/2010
Horário: 19h
Local: Shopping Vilarejo de Itaipava
Estrada União Indústria, 10.035
Itaipava – Petrópolis – RJ
Tel.: (24) 2222-3600

Nenhum comentário:

Postar um comentário