quinta-feira, 15 de julho de 2010

COMEÇA NESTE SÁBADO O 11º FESTIVAL VILAREJO DE JAZZ



Evento vai até o dia 07/08, sempre aos sábados


O 11º Festival Vilarejo de Jazz inicia sua programação em grande estilo trazendo ao palco Therciano Albuquerque, Ney Conceição & Wilson Meireles Trio. O show será neste sábado, 17, às 19h, na Praça do Sol do Shopping Vilarejo, com entrada gratuita. O compromisso maior desses músicos de formação eclética e vasta experiência é com a qualidade do repertório e da proposta musical, com uma sonoridade universal, galgada no trabalho de pesquisa e aperfeiçoamento técnico de seus integrantes.

Com uma abordagem jazzística e de forte influência da música brasileira de raiz e contemporânea, o trio formado por Therciano Albuquerque no piano, Ney Conceição no contrabaixo e Wilson Meireles na bateria se caracteriza principalmente pela multiplicidade de estilos e linguagens musicais. Eles apresentam composições e releituras que transitam entre o jazz, bossa n ova, MPB e fusion. No repertório, o público pode esperar um instrumental cheio de energia e improvisação, em releituras que vão de Cartola a Jaco Pastorius, passando por Djavan, Chick Corea, Hermeto Pascoal, Ed Motta entre outros.

Therciano Albuquerque, uma das revelações da cena carioca, é pianista, compositor e produtor musical. Já estreou em palcos brasileiros e europeus, tendo participado de shows e gravações ao lado de Mauro Senise, Ivan Lins, Toquinho, Hermeto Pascoal, Billy Blanco, Miúcha, Carlos Malta e outros. Atualmente acaba de lançar um EP, ‘Em Solo Carioca’, de Piano Solo, além de um Single de Standards, ‘Live at Home’, com a cantora e compositora paranaense Bianca Rocha, assinando também a direção de seu trabalho. Em breve lançará seu trabalho autoral, ‘Música Instrumental’, que possui uma linguagem bem brasileira, cosmopolita e universal, com pitadas de jazz, erudito e fusion.

“Achamos fantástica a iniciativa do festival e ficamos muito honrados com o convite. Gostaríamos de parabenizar pelo perfil realmente condizente com um festival de jazz, com apresentações de alto nível e um excelente trabalho de curadoria. Isso difere de muitos festivais ao redor do mundo, onde o perfil que se vê é de grupos e cantores pop, muitos deles em ênfase na grande mídia, aos quais pessoalmente não somos contra, porém fogem da verdadeira essência de liberdade e improvisação”, explicou Therciano Albuquerque.

Wilson Meireles, um dos precursores do movimento da música instrumental no Rio de Janeiro e um dos bateristas mais conceituados da música brasileira, já acompanhou grandes nomes do cenário nacional e internacional como Gilberto Gil, Alceu Valença, Hermeto Pascoal, Zizi Possi, Banda Black Rio, Tim Maia, Luiz Melodia, Elza Soares e Nana Caymmi. Acompanhando todo esse pessoal, Meireles conheceu o mundo e carimbou seu passaporte em diversos países.
Ney Conceição é autodidata e tem sido o baixista mais requisitado da música brasileira. Participou de inúmeras gravações e também tocou com grandes nomes cenário nacional e internacional como Cláudio Daeulsberg, Arthur Lipner, Sebastião Tapajós, Nelson Faria, Naná Vasconcelos, Gonzalo Rubalcaba, João Nogueira, Danilo Caymmi, entre muitos outros. Com Robertinho Silva gravou o cd ‘Jaquedu’ no ano de 2000 e em 2005 lançou seu primeiro disco solo e todo autoral intitulado ‘Ney Conceição’. Atualmente, junto com Kiko Freitas e Nelson Faria, faz parte do trio que acompanha o cantor e compositor João Bosco, com quem gravou o cd ‘Malabarista do Sinal Vermelho’ e o primeiro DVD do artista, ‘Obrigado Gente!’, e excursionam pelo mundo.

“Venham todos conferir esse grande festival, que é gratuito e uma excelente oportunidade para apreciadores e, sobretudo, para quem deseja conhecer ou saber um pouco mais sobre esse universo fascinante que é o jazz. Vida longa ao festival e que haja sempre iniciativas como esta para difundir esse estilo tão universal”, finalizou Therciano.


SERVIÇO
Show com Therciano Albuquerque, Ney Conceição & Wilson Meireles Trio
Data: 17/07/2010
Horário: 19h
Local: Shopping Vilarejo de Itaipava
Estrada União Indústria, 10.035
Itaipava – Petrópolis – RJ
Tel.: (24) 2222-3600

Nenhum comentário:

Postar um comentário