quinta-feira, 9 de maio de 2013

SEMANA IEL NA FASE ATRAI MAIS DE MIL PESSOAS

Mais de mil pessoas, entre universitários e professores, prestigiaram nessa semana a programação da Semana IEL nas Universidades, realizada entre os dias 6 e 8 de maio. O evento, iniciativa do Sistema FIRJAN por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), levou para a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), em Petrópolis, jovens empreendedores para contar um pouco sobre suas experiências. Guilherme Lito, sócio da LUZ Geração Empreendedora e da Cocriare, Apolo Lira, co-fundador da Easy Food, e Camila Farani, fundadora do Farani Fresh Food e do Boxx Groups e co-fundadora do Tabaco Café atraíram as atenções do público revelando detalhes sobre sua trajetória profissional, com todos os sucessos e insucessos comuns a quem tem o empreendedorismo como característica.

A bate-papo com Guilherme Lito abriu a série de palestras na segunda-feira. Formando em Engenharia de Produção, ele se define como um apaixonado por novas formas de organização social que propiciem a ética, horizontalidade e o ganha-ganha. Após ter trabalhado com mais de 100 empresas, o empresário revela, “resolveu focar em estudar e viver os novos paradigmas econômicos e sociais, vivendo essa transição junto às instituições e pessoas com quem convive”.

Ao falar sobre empreendedorismo, Guilherme deu uma definição curiosa. “Empreender é estar 100% do tempo observando as próprias atitudes e o ambiente e 100% desse tempo participando das mudanças. É ter o discernimento para definir exatamente qual o desafio que deve ser superado e depois trabalhar muito para mudar essa realidade”, disse ele, que não acredita que grandes e corajosos passos possam ser vistos como atitudes empreendedoras. “Ser empreendedor é escolher sê-lo a cada ação. É genuinamente se interessar pelos sonhos de seus funcionários, e não só falar "bom dia, tudo bem?" para o porteiro. É importante, por exemplo, entender se ele está bem de verdade e ajudá-lo a melhorar, é reduzir a quantidade de lixo que você produz, é se entregar aos projetos no qual está envolvido. Empreende-se relações, empreende-se a si mesmo, empreende-se mudanças no mundo, não só sua própria empresa”.

Ao falar sobre o dia-a-dia de quem está começando, Guilherme relatou dificuldades que ele enxerga no dia-a-dia de muitos jovens. “O principal entrave para quem está começando uma empresa é confundir a teoria com a prática, as ideias dentro da cabeça e a manifestação delas no mundo. É confundir o mapa com o território. Empreendedores sabem que a maioria das empresas vai à falência muito rápido, sabem que a maioria das ideias vai para o lixo em poucos meses, mas insistem em acreditar que eles são exceção”, explica.

Aos 24 anos, ele se forma ainda no fim do semestre em engenharia de produção na PUC-Rio. Lá, teve que reduzir drasticamente a carga horária para conciliar a vida profissional. Ao lembrar de sua trajetória, ele mostra orgulho. “Comecei a trabalhar formalmente na Empresa Júnior da PUC. Tive a honra de ser presidente por um ano, o que é uma experiência bastante rica. Nos dois anos em que fiquei na empresa conseguimos crescer em 80% o faturamento com quase metade dos membros. Depois disso fui direto para a LUZ, onde buscamos uma melhoria da sociedade a partir de uma nova geração de empreendedores. Entrei como sócio e estou até hoje, cuidando da felicidade dos nossos funcionários/sócios/parceiros/clientes. Essa é minha principal responsabilidade, além de dar cursos e algumas consultorias (para incubadoras e empresas de amigos)”, conta.

Recentemente o empresário abriu com outro grupo de pessoas a Cocriare, empresa que educa crianças para a sustentabilidade. “Nossa ideia é fazer das crianças agentes de transformação para esse novo mundo que surge utilizando métodos não convencionais de educação. Ou seja, elas não aprendem a partir do que nós ensinamos, mas sim por outros processos mais livres”.

Histórias de perseverança e sorte
Co-fundador da Easy Food, Apolo Lira falou ao público no segundo dia do evento. CEO, ele cursa administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas e trabalha como desenvolvedor de softwares para internet há mais de 10 anos. Na Easy Food, desenvolve soluções inovadoras para “aprimorar a experiência de consumo de alimentos nas escolas”. Na prática, a empresa propõe um sistema que garante a interação entre pais, alunos e escola.

“Hoje a Easy Food mantém três frentes de negócio: a plataforma de alimentação (Card One), o software de gestão e vendas para cantinas escolares (Canteen) e aluguel de hardwares para essa operação. O nosso maior foco está no Card One, produto que mais tende a evoluir nos próximos anos. Com ele é possível a mãe da criança entender a alimentação do filho na escola, discutir o tema em casa, saber a informação nutricional do que está disponível, restringir determinados alimentos e fazer gerência financeira, entre outros serviços”, explica.

Mas quem pensa que tudo deu certinho na vida do empresário se engana. Curioso, ele já entendia bastante de internet aos 11 anos e aos 15 já vendia serviços de desenvolvimento para empresas. Mais tarde, maior de idade, desenvolveu junto com a família um sistema de gestão para escolas e outro para gerenciar cantinas. “Quando começamos a pensar no produto gerenciador de cantinas, percebemos que havia algo mais a ser feito. Queríamos interligar o aluno (comprador recorrente e possivelmente identificado) ao responsável através da internet. Surgia um escopo da Easy Food”, relembra. Mas o negócio não foi bem visto no mercado. “Tentamos várias vezes vender o projeto, mas era muito difícil. Sem dinheiro, acabamos parando tudo. Até que veio a gripe suína e decidimos apostar novamente no sistema, que, entre outras coisas, trazia mais higiene para operação. Acabou dando certo”.

A advogada Camila Farani encerrou a programação da Semana IEL. Consultora da FIRJAN, diretora do Gávea Angels (primeiro grupo de Investimento Anjo do Brasil), membro do Conselho de Jovens Empresários (CJE/Firjan), co-fundadora da Lab22 (laboratório de startups do Rio de Janeiro), e ex-diretora do Grupo Mundo Verde, ela também falou sobre sua trajetória. Advogada e palestrante, Camila fez MBA em Marketing na PUC-RJ e especialização em High Growth Business na Babson College. Ela é fundadora e CEO do Grupo BOXX, focado em soluções de alimentação para o varejo e serviço, e colunista da Exame.com.

Semana IEL também no Instituto Superior de Tecnologia (IST)
Além da Fase, o Instituto Superior de Tecnologia (IST), também vai sediar uma edição da Semana IEL nas Universidades. Na instituição de ensino o evento será realizado entre os dias 14 e 16 de maio, também aberto ao público e com entrada franca. Os palestrantes são Fernando Campos, da Lab 22, Rafael Kaufman, da ResolveAÍ, e Fabiano Gallindo, especialista de projetos Sistema FIRJAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário