quarta-feira, 8 de maio de 2013

ÔNIBUS DA DEFESA DO CONSUMIDOR DA ALERJ VAI VOLTAR A PETRÓPOLIS E PRIORIZAR OS DISTRITOS

A comunidade de Madame Machado, em Itaipava, aproveitou a presença do ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta terça-feira (07.05) para fazer valer seus direitos: 53 pessoas protocolaram formalmente queixas sobre serviços públicos e também bens e serviços prestados por empresas particulares que não atenderam suas expectativas. As operações da unidade móvel - que também esteve no Alto da Serra na segunda-feira - são um pedido do deputado estadual Bernardo Rossi, líder do PMDB na Alerj.

"Outras datas estão sendo agendadas com a Comissão para que a unidade móvel venha a Petrópolis mais vezes priorizando os distritos", anuncia Bernardo Rossi. A unidade móvel da Alerj, em nove anos de operação, esteve apenas seis vezes na cidade. "Queremos ampliar essas visitas e divulgar o trabalho muito sério e reconhecido da Comissão que, desde 2003 já contabiliza 70 mil queixas de consumidores fluminenses", completa Bernardo Rossi.

Dentro do ônibus, uma equipe de quatro atendentes e um advogado registra as queixas dos consumidores e os casos são analisados na hora, no local. As reclamações são transmitidas on-line para a sede da Defesa do Consumidor na Assembléia Legislativa, por meio de computadores portáteis, e as empresas, alvo das queixas, recebem uma notificação. Os casos também podem ser, posteriormente, acompanhados pelos consumidores pelo próprio 0800 e pelo site da Alerj (www.alerj.rj.gov.br).

As queixas registradas nesta terça-feira são de pessoas que apresentaram toda a documentação necessária para dar entrada nos processos. Pelo menos mais 50 pessoas obtiveram informações e pelo telefone 0800 da Defesa do Consumidor vão apresentar suas queixas posteriormente. "Demos todas as informações necessárias e a documentação pode seguir por fax, por e-mail e até mesmo por correspondência para a sede, no Rio, no Palácio Tiradentes. A Comissão tem a meta de facilitar também a vida do consumidor quando da formalização da queixa", explica, Roland Eskenazi, assessor jurídico da Comissão.. O telefone para contato, ligação gratuita, é o 0800 282 7060.

A importância do funcionamento da unidade móvel pode ser medida pela quantidade de casos registrados no ônibus que circula nos 92 municípios fluminenses. "A metade das queixas até hoje contabilizadas foram feitas no ônibus. É um trabalho social, de cidadania", afirma o coordenador da unidade móvel, Michael Mariath.

Nenhum comentário:

Postar um comentário