terça-feira, 7 de maio de 2013

CONSTRUINDO PONTES ENTRE MEDICINA E ÉTICA

Frei Antônio Moser ministra palestra na Câmara Municipal de Petrópolis 

Quarta-feira, dia 15 de maio, às 19h, na programação do Ciclo Anual de Palestras da Câmara Municipal de Petrópolis, Frei Antônio Moser fala sobre o tema "Construindo pontes entre medicina e ética".

A deontologia médica marcou a história não apenas da medicina, mas da própria humanidade. Contudo, a complexidade dos problemas, em todas as áreas, obrigam a busca por novos paradigmas. A bioética não quer construir pontes apenas para ligar as várias áreas do saber presente, mas quer construir pontes para o futuro.

De acordo com Frei Antônio Moser, “vivemos num período em que a cada dia surgem novas descobertas e novas tecnologias, particularmente relacionadas com a Biogenética. Os avanços nas áreas vão se entrelaçando, tornando muito difícil a compreensão da realidade e a conjugação das áreas envolvidas”, por isso é tão importante pensar em ética na medicina.

“Até algumas décadas falava-se em sacerdócio médico, querendo ressaltar sua figura como detentora dos mistérios da vida e da morte. Hoje, no alto do pedestal encontram-se os biólogos e biogenetecistas. Mas diante da nova problemática se encontram muitas vezes sem referenciais para se situar eticamente. O código deontológico é rígido e a Bioética é algo de muito mais flexível e por isso mesmo mais adequada para enfrentar diálogos proveitosos”, pontua o franciscano.

Ao explicar o que será abordado na palestra Frei Moser fala que a medicina sem ética é simplesmente inconcebível. “Basta pensar no juramento de Hipócrates. A medicina e os médicos no passado eram vistos com uma certa transcendência, e, sobretudo, com uma consciência de responsabilidade sobre a vida e a saúde das pessoas”.

Ainda pontuando sobre o assunto Moser explica que tanto a Medicina quanto a Bioética se preocupam com a saúde do ser humano em todas as suas etapas da vida. “Saúde não só biológica, mas também psicológica, emocional e ética. Se uma pessoa não for coerente consigo própria não será saudável. Se uma pessoa não souber se relacionar com as outras e com todos os seres não será saudável”.

Para finalizar Moser enfatizou sobre o convite: “Receber um convite como este é sempre uma honra. Mas, foi, sobretudo, uma alegria ver o que está por trás deste convite, ou seja, uma preocupação de nossos vereadores em ir além do enfrentamento dos problemas práticos, mostrando assim que compreendem ser a reflexão uma luz para ajudar na solução dos problemas”.

“É uma honra recebermos um intelectual como Frei Antônio Moser para participar de nosso Ciclo Anual de Palestras. A Câmara, como Casa do Povo, quer abrir as portas para oferecer à nossa população temas importantes e interessantes, que contribuam para enriquecer a cultura e conhecimento de todos”, falou o presidente da Casa Legislativa, vereador Paulo Igor (PMDB).

A palestra não se destina a especialistas, mas a pessoas preocupadas com a vida e com a vida do mundo. A abordagem será de tal forma e com linguagem que os mais preparados vão conseguir captar mais elementos, mas todos irão entender o principal: como situar-se melhor na vida e na sociedade em que se vive.

Frei Antônio Moser é Diretor Presidente da Editora Vozes, professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis/ RJ, Pároco da Igreja de Santa Clara, Diretor do Centro Educacional Terra Santa, Coordenador do Comitê de Pesquisa em Ética da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), além de conferencista no Brasil e no exterior. Escreveu 25 livros, participou como co-autor e colaborador de inúmeras obras e publicou incontáveis artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Atualmente desenvolve intensa atividade pastoral, sendo um dos principais especialistas brasileiros em Pastoral Familiar e Bioética.

SERVIÇO
Ciclo Anual de Palestras da Câmara Municipal de Petrópolis
Palestra: "Construindo pontes entre medicina e ética"
Palestrante: Frei Antônio Moser
Data: quarta-feira, dia 15 de maio de 2013
Hora: 19h
Local: Câmara Municipal de Petrópolis
Salão Hermogêneo Silva
Praça Visconde de Mauá, 89
Centro – Petrópolis/ RJ
Entrada Franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário