quarta-feira, 3 de abril de 2013

NOVA REITORIA DA UCP RECEBE VEREADORES

A reitoria da Universidade Católica de Petrópolis se reuniu nesta quarta-feira (03/04) com representantes da Câmara dos Vereadores para delinear as parcerias que podem ser estabelecidas com a instituição. A intenção é oferecer o expertise acadêmico da UCP para uma série de projetos que tragam benefícios para a cidade. Estiveram presentes o reitor da universidade, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, o vice-reitor Marcelo Vizani, a pró-reitora acadêmica Regina Máximo e o pró-reitor administrativo Padre Luís. Os membros do Legislativo que participaram da reunião incluem o presidente da Câmara, vereador Paulo Igor, o vice-presidente Meireles e os vereadores Silmar Fortes, Luizinho Sorriso, Maurinho Branco e Roni Medeiros.

Durante o encontro, foram discutidas a amplitude e importância da UCP para o desenvolvimento do município e as iniciativas que podem aumentar o campo de atuação da universidade.Atualmente, a UCP apresenta o diferencial de ser uma instituição de cunho social e de formação acadêmica, o que é evidenciado tanto pela grande variedade de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, mas também pela interação com o mercado através de projetos desenvolvidos em parceria com organizações como a Petrobrás e a Ampla, além de oferta de estágios em 147 empresas conveniadas. Segundo Regina Máximo, o encontro também teria a importância de “conciliar as expectativas das pessoas em relação à instituição e também em relação aos propósitos da UCP”.

De acordo com Padre Luís, quase 95% dos alunos da UCP são de Petrópolis e um terço deles possui bolsas integrais de estudo provenientes de parcerias com o governo do Estado do Rio e com o município. A intenção é manter e ampliar a parceria existente hoje com o governo municipal, através da qual 700 alunos já foram contemplados com bolsas de estudo.

“Nós acreditamos que investir nas bolsas do município, nas condições atuais, é o modo mais democrático de beneficiar alunos que estudaram em escolas públicas e que competem, com igualdade de condições, pelas vagas oferecidas”, disse o reitor. Padre Pedro Paulo lembrou da fala do prefeito Rubens Bomtempo durante o último vestibular social, que a própria expectativa de entrar para a universidade privada com bolsa tende a estimular os alunos a se dedicarem ainda mais aos estudos e a exigir mais dos professores e da instituição que os prepara para a avaliação.

O retorno de serviços para a sociedade foi outro tema em pauta, através da discussão de parcerias que podem ser firmadas para o desenvolvimento de estágios na área da saúde, meio ambiente, cultura e esportes, propondo novas ligações entre teoria e prática. Em seus comentários, os vereadores Meireles e Maurinho Branco concordaram com o fato de que a UCP é uma referência forte para Petrópolis, podendo ser considerada um patrimônio da cidade, capaz de contribuir com a sua expertise na prestação de serviços à comunidade. Uma visita técnica dos vereadores aos núcleos de pesquisa do curso de Engenharia da UCP também ficou agendada para o próximo dia 15 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário