segunda-feira, 21 de março de 2011

PETRÓPOLIS SEMPRE LINDA!


Como está a cidade atualmente?

Encantar. Esta é uma das principais vocações de Petrópolis (RJ), que abriga múltiplos cenários, desde prédios e mansões do século XIX até charmosos restaurantes e pousadas, todos circundados pelo verde exuberante da região serrana fluminense. São inúmeros os atrativos históricos, culturais e naturais que, junto com um vigoroso polo de moda, se transformam num destino de variadas possibilidades para o turista. Este conjunto de opções prova ao país que a cidade se mantém linda e pronta para receber o visitante, com todos os seus atrativos funcionando normalmente, mesmo depois das fortes chuvas de janeiro.
A tragédia na região serrana, amplamente divulgada pela imprensa após 12 de janeiro, foi localizada, no caso de Petrópolis, em uma região rural chamada Vale do Cuiabá, afastada mais de 20 quilômetros do Centro Histórico. A região central e comercial do distrito de Itaipava não foi atingida por alagamentos ou deslizamentos. Seus conhecidos shoppings e restaurantes estão funcionando normalmente e mantém horários mais que especiais em feriados e finais de semana. O mesmo acontece com Araras e Nogueira, outras badaladas regiões da cidade.

Sem falar no Centro Histórico, cujos passeios a pé por ruas arborizadas como a Ipiranga e a Avenida Koeler, continuam sendo uma verdadeira aula de história e um convite ao lazer. Preparada para seduzir o visitante, a cidade foi eleita pelo Ministério do Turismo, em 2008, um dos 65 destinos indutores do Turismo. Desde então, vem fazendo parte de um amplo plano de ação para alcançar cada vez mais competitividade internacional.

A preocupação com o pós-tragédia chegou a unir setores públicos e privados em uma comissão formada pela Prefeitura de Petrópolis, TurisRio, Iphan, Firjan, Sebrae, ABIH, Abrasel, Concer, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Sindicato do Comércio Varejista, Associação de Empresários da Rua Teresa, Câmara de Dirigentes Lojistas. Juntos, eles decidiram divulgar uma nota onde esclareceram a abrangência da tragédia para minimizar os impactos econômicos, já que 20% da economia local está baseada no turismo. O lançamento da Campanha “Petrópolis tá legal” também alcançou a mídia nacional desde 24 de janeiro .

Cada entidade continua trabalhando para reverter a imagem relacionada à tragédia, mostrando que Petrópolis tem encantos de sobra para continuar sendo um destino requisitado e que não faltam informações confiáveis feitas oficialmente por setores públicos e privados. Para tranqüilizar ainda mais o visitante, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau preparou uma série de informações que podem facilitar a escolha imediata da cidade:

- A BR-040, principal via de acesso de quem vem do Rio (capital) ou de Minas, está em condições normais, apenas com pequenas intervenções de rotina. Utilize a Central de Atendimento ao usuário da via, fornecida pela Concessionária Concer: 0800 282 0040 ou consulte www.concer.com.br

- O Museu Imperial abriu em caráter exclusivo, suas portas durante o feriado de Carnaval e ofereceu uma programação repleta de atividades. A instituição funcionou garantindo uma opção de cultura e lazer aos que buscavam alternativa diferente da folia. O Museu também oferece a oportunidade de visitas guiadas e outras atrações. Confira a programação do Sarau Imperial ou do conhecido espetáculo Som e Luz em www.museuimperial.gov.br

- A ocupação hoteleria registrou neste carnaval a marca de 70% de ocupação, comprovando com isso que a região vem reagindo bem e auto confiança do turista e veranista está voltando;

- Os Shoppings também são uma atração a parte.

- Para informações sobre os demais atrativos turísticos, agenda de eventos, atividades culturais, hotéis, pousadas e restaurantes consulte sempre a página oficial do PCVB www.visitepetropolis.com tel: 24 (22226255).

- Página oficial da Prefeitura www.petropolis.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário