segunda-feira, 28 de março de 2011

MINI-ATLETISMO É SUCESSO EM PETRÓPOLIS

As atividades de mini-atletismo do 2º Circuito de Corrida Rústica e Caminhada mobilizaram mais de 450 crianças de diversos colégios da rede municipal de ensino. O evento ocorreu no último sábado (26) no Parque de Exposição de Itaipava. O sucesso da atividade em Petrópolis foi possível graças ao envolvimento da Prefeitura de Petrópolis, de professores e diretores da rede municipal de ensino, Allen Informática e Allen Sport, Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (FARJ) e da Caixa Econômica Federal.

Cerca de 100 profissionais, entre estudantes de educação física e professores estiveram presentes no workshop que precedeu as atividades do mini-atletismo. Desde as 8h da manhã, a professora da FARJ, Edineida Freire da Purificação, mostrava aos participantes como confeccionar material esportivo usando produtos reciclados.

”Além de incentivar as crianças a pratica de esportes, mostramos aos professores que é possível trazer o atletismo para escola mesmo quando há escassez de material. Eles mesmos podem ensinar aos estudantes para que, caso haja interesse, os próprios alunos possam confeccionar os equipamentos e darem continuidade em suas casas, dessa forma a possibilidade de surgirem novos talentos é muito maior”, ressaltou Edineida.

E o material confeccionado durante o workshop fez parte das oito tarefas do mini-atletismo, dispostas em um circuito, onde se buscou explorar saltos, arremessos, corrida e coordenação psicomotora. As crianças também receberam camisas da Caixa Econômica Federal, além de água e lanche cedidos pela FARJ.

A estudante de educação física, Natajsha Kreischer, participou do workshop e falou sobre a importância desse tipo de iniciativa.“Muitas vezes a falta de material limita nosso trabalho. Dessa forma saímos da mesmice dos esportes com bola e ensinamos outras modalidades que tornam as aulas mais dinâmicas. O que aprendemos no workshop vamos ensinar depois”.

Evento pode ajudar a melhorar rendimento em sala de aula

Levadas por ônibus cedidos pela Secretaria de Educação, os alunos das escolas Santa Terezinha, Dr. Barros Franco, Liceu São José de Itaipava, Nilo Peçanha, e Dr. Theodoro Machado puderam aproveitar as atividades.

A diretora adjunta do colégio Dr. Theodoro Machado, localizado no Vale do Cuiabá atingido pelas chuvas de janeiro, Renilda Quintela, falou da importância deste tipo de atividade neste momento.

“Estou muito feliz de vê-los hoje com o sorriso no rosto. Felizmente conseguimos começar o ano letivo sem atraso, mas o trauma da tragédia ainda está muito presente na cabeça das crianças. Hoje eles estão felizes e sei que esse momento vai repercutir dentro da escola”, comemorou Renilda.

Quem também esteve presente durante todas as atividades foi o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Lancetta, que ressaltou a importância do evento para a cidade.

“São eventos como este que valorizam a qualificação profissional e ainda orienta as crianças na prática de hábitos saudáveis. Essa ação faz com que Petrópolis mostre o potencial que tem. Através desse tipo de atividade, descobrimos novos talentos no esporte que mais tarde leva o nome da cidade para o Brasil”.

Lancetta também esteve presente na sexta-feira, no auditório da Universidade Estácio de Sá, participando do curso de capacitação que teve como público alvo professores e graduandos de educação física. Cerca de 80 pessoas puderam participar do evento com palestras de Cláudio Bollorini Lopes que falou sobre “Arremesso e Lançamento”, Nelson Rocha dos Santos abordou o tema “Corridas”, Guilherme D’Ávila Erberdoble falou sobre “Saltos” e Jorge Pereira Rodrigues finalizou o clico de palestras falando sobre a “Organização de Competições”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário