quarta-feira, 23 de março de 2011

PAULO IGOR APÓIA ATIVIDADES PARA A TERCEIRA IDADE

Grupo realizações está com inscrições abertas

Incentivar a integração de pessoas da terceira idade por meio da realização de atividades físicas monitoradas que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Este é o objetivo do Grupo Realizações, projeto apoiado pelo presidente da Câmara de vereadores, Paulo Igor. O projeto de ginástica e atividades físicas, realizado no Clube Mon Recoin, no Morin, atende atualmente 25 mulheres de diferentes faixas etárias. As aulas, com equipamentos e acompanhamento profissional da professora de educação física Camila Rocha Machado, acontecem às terças e quintas-feiras às 15h30, na sede do Clube.

As atividades do grupo vão ao encontro do perfil da população petropolitana. De acordo com as estatística do IBGE hoje a cidade tem cerca de 60 mil habitantes com mais de 60 anos. E a previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas.

- As políticas sociais passam por especial atenção para os idosos em todas as suas necessidades. O Grupo é um exemplo de como pequenas ações, nos bairros, podem atender essa população. Além dos benefícios físicos diretos, as aulas são uma oportunidade de promover a integração entre as pessoas da terceira idade, que desta forma também mantêm um convívio social. Todo trabalho é coordenado por uma profissional, que acompanha e orienta o tempo todo as atividades. Certamente este espaço de convivência melhora a qualidade de vida destas pessoas, por isso decidimos abraçar este projeto", explica o vereador Paulo Igor.

Aos 62 anos, Maristela Ramos Vilas conta que descobriu no grupo uma forma de melhorar a saúde física e mental. "O exercício melhora tudo na nossa vida, senti uma diferença enorme desde que comecei a freqüentar o grupo. Eu tinha um problema sério na coluna, hoje não sinto praticamente mais nada. Minha vida mudou. Hoje eu saio mais de casa e tenho muito mais qualidade de vida. Por isso sempre incentivo as outras pessoas a participarem", afirma.

A dona de casa Vera Lúcia Passos, de 59 anos, também freqüenta as aulas da professora Camila Rocha Machado, que é formada em Educação Física e há dois anos trabalha com grupo. "Foi maravilhoso pra mim. Hoje eu durmo e acordo bem, as dores no corpo que eu tinha acabaram", conta. Da mesma forma, a aposentada Maria Helena Ramos de Souza, de 64 anos, que freqüenta o grupo há mais de um ano, também avalia que os benefícios podem ser percebidos no dia a dia. "eu tinha muitas dores nos joelhos. Isso me atrapalhava demais, nas atividades do dia a dia, desde que comecei a participar do grupo, isso foi melhorando muito, hoje, praticamente não sinto mais as dores. Faz bem para o nosso corpo e também para mente", afirma.

Convivendo com o grupo há dois anos, Camila frisa que as atividades são desenvolvidas com todo cuidado e melhoram a qualidade de vida das alunas. "Elas gostam de praticar os exercícios e também do convívio social que encontram aqui. É uma oportunidade delas saírem do sedentarismo e de manterem um relacionamento social, com outras atividades, como por exemplo a festa para aniversariantes do mês, que sempre fazemos. Elas gostam muito, normalmente não faltam às aulas", conta a professora, frisando que as melhoras no grupo são observadas a cada dia. "Oferecer atividades para a terceira idade, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas é uma ação preventiva de saúde, daí a importância de se apoiar projetos nesse sentido", finaliza Paulo Igor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário