segunda-feira, 21 de março de 2011

SINPRO PETRÓPOLIS E REGIÃO COMEMORA 40 ANOS RESGATANDO SUA HISTÓRIA


O Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região (SINPRO) completou 40 anos de fundação no dia 8 de março, mas as comemorações acontecem nesse fim de semana. Na sexta-feira (25), haverá uma apresentação especial da peça teatral “A Conferência”, com Paulo Zanon e Cláudio Gomide, às 21 horas, no Theatro D.Pedro. O espetáculo é exclusivo para professores associados. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na sede do SINPRO, na Rua Floriano Peixoto, 239 – Centro.

No sábado (26), uma solenidade comemora os 40 anos do sindicato, que terá entre outras homenagens, a entrega da “Medalha Professor de Cusatis”, a representantes da sociedade petropolitana que prestaram notórios serviços à educação e, principalmente, em defesa da categoria dos professores ao longo dessas quatro décadas. “É forma de reconhecer o trabalho daqueles que ajudaram a construir a nossa história de uma forma ou de outra. E também um incentivo para as novas gerações”, frisou o presidente o SINPRO Petrópolis e Região, professor Renato Freixiela.

As comemorações dos 40 anos seguem ao longo do ano com uma série de atividades sociais, culturais e esportivas que estão sendo planejadas, inclusive, uma reforma geral nas instalações da sede própria, tornando-o os espaços mais modernos e confortáveis para receber visitantes e associados, além da ampliação do suporte dado aos associados nas subsedes de Três Rios e Vassouras. “No fim de 2010 elegemos como nosso Tema Cultural desse ano ‘As diversidades e a Vida no Planeta’. Por uma infeliz coincidência aconteceu a tragédia do dia 11 de janeiro. E, mais do que nunca está na hora da nossa categoria influenciar a discussão sobre a educação ambiental”, destaca Freixiela.


A CONFERÊNCIA”: A peça, cujo enredo é desenvolvido numa conferência que apresenta um estudo sobre a língua da ilha de Java, traz as professoras Pandora Helena e Fanta Maria como preletoras e transforma o teatro numa grande sala de aula e a plateia em alunos. Com muita graça e irreverência, as professoras não só falam de sua tese, mas contam como foi sua viagem e o contato com o povo da ilha. Porém, esta não é uma conferência comum. Situações hilárias e comentários engraçados sobre pessoas e situações do ambiente acadêmico das duas mestras tiram risos da assistência. Os personagens brincam com nomes de pessoas públicas do meio cultural e político brasileiro, fazendo críticas a certas situações do nosso país, e rendem uma homenagem à classe dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário