segunda-feira, 21 de março de 2011

ENCANTA NOEL E A ÚLTIMA CONQUISTA

Lá na TV Vila Imperial, onde apresento o programa Bem Cultural, os funcionários brincam comigo, dizendo que não aguentam mais ouvir falar de Noel Rosa.

E, cá com meus botões, eu sorrio e reflito: se ouviram falar assim tanto (quando raramente já haviam escutado falar dele), é porque o trabalho que sonhei deu resultado, pois colocou nosso querido Noel na "boca do povo" petropolitano, que além de conhecer suas músicas, passou a conhecer o seu jeito, seu modo de viver a vida, as suas histórias, a sua rotina, fatos impressos no texto que, carinhosamente, escrevi, com ajuda histórica de Norton Ribeiro e a contribuição artística de meus meninos Guido Martini, Diego Montes, Leandro Tartaruga e Yuri Garrido.

É claro que o meu trabalho foi facilitado porque os atores escolhidos são mesmo músicos, conhecem os bares, possuem personalidades interessantes, das quais roubei muito das características para os próprios personagens.

Foi um processo delicioso de construção, pois a cada fala que eu escrevia, visualizada o dito cujo que a pronunciaria, no texto e na cena. E quando cada um ganhava o seu texto, escrito por frações, dava um largo sorriso, no prazer de poder repetir as frases que lhe cabiam como uma luva.

Enfim, Noel nasceu, cresceu e se multiplicou, pois fizemos 35 apresentações em Petrópolis, e mais duas na Rádio Nacional (obrigada Rádio Viva o Samba, Adelzon Alves e Sargentelli Filho).
Suas canções foram repetidas em mais de 30 espaços diferentes, levando o franzino menino de Vila isabel para o podium máximo da Cultura, em Petrópolis: o Prêmio Guerra Peixe de Cultura.

E nosso boêmio, nosso texto feito de bar, alegria, brincadeira e encontro de amigos, mereceu, em noite impecável, a máxima premiação de Teatro dada pela nossa Prefeitura, a estátua em bronze concebida para o prêmio.

Emoção demais e demais merecida, pois esse Noel nós carregamos com orgulho, dedicação, empreendedorismo e muito amor, por mais de um ano de trabalho.

Agradecemos, imensamente, a todos os que nos apoiaram, quando ainda éramos somente sonhadores: Multimix, Fundação de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Vilarejo, Casa Ipiranga, SESC, TV Vila Imperial...

Agradecemos a GE Celma, que patrocinou 20 espetáculos, para que o Noel ganhasse as comunidades do samba e as escolas públicas da cidade.

Agradecemos aos apoios que vieram para somar às conquistas: Casa Carlos, Las Delicias, Ewiglich, Unimed, Cervejaria Bohemia...

Enfim, esse prêmio é nosso e de cada músico da Banda Nossa Senhora da Glória, meus queridos tão bem conduzidos pela diretora Leila e pelo regente Djalmir... é dos nossos técnicos de som (Gabriel Tauk, Buzum, Alexandre Pereira)... é de Mariana Rocha, que fotografou e registrou nossa temporada... é de nossos amigos do samba de Vila Isabel, do Rio de Janeiro e de todo o Brasil, que comemoraram conosco toda essa trajetória, todas as conquistas, toda a modificação que a Cultura séria pode fazer na alma de um povo.

E o dedico, especialmente, em nome de nossa equipe, ao Sr. Jair do Pandeiro (de Vila Isabel), grande incentivador de nosso trabalho e que foi, durante nossas últimas realizações, seguir seu rumo para as alturas, desfrutar da companhia de Noel e de todos os seus amigos que já não estão mais entre nós.

Viva Noel Rosa!!!
Viva a nossa verdadeira identidade cultural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário