sexta-feira, 25 de março de 2011

MANIFESTO DE DOM FILIPPO SANTORO É ELOGIADO POR DEPUTADOS DA CPI DA ALERJ

O manifesto em prol da reconstrução urbanística das cidades, atingidas pelas chuvas, no dia 12 de janeiro, de autoria do Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro foi citada e serviu como subsídio na reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sobre a Tragédia na Região Serrana, realizada na manhã de hoje, com representantes de Petrópolis. Os deputados membros da CPI da Alerj elogiaram a iniciativa do bispo e disseram que estarão presentes no encontro, que acontece no dia 31 de março, na Universidade Católica de Pertrópolis (UCP), com representantes da sociedade civil, o bispo e o Comitê Gestor do Portal Dados Municipais.

Dom Filippo Santoro ao tomar conhecimento de que o manifesto estava sendo usado pelos deputados estaduais, membros da CPI, manifestou sua satisfação por saber que eles estão atentos ao que vem ocorrendo na Região Serrana. “O meu objetivo com o manifesto foi justamente chamar atenção de todos, autoridades públicas e sociedade de modo geral, para que o problema da chuva não caia no esquecimento e seja lembrado somente quando voltar a chover ou vivermos novas tragédias. Não podemos permitir mais que as famílias continuem morando nas áreas de risco”.

A deputada estadual, Janira Rocha na conclusão dos trabalhos da reunião com os representantes de Petrópolis, parabenizou Dom Filippo Santoro pelo conteúdo do manifesto. “Está dentro do espírito do trabalho desta CPI, olhando para aqueles que estão ainda na condição de risco. É muito importante quando pede uma organização do movimento popular, da sociedade, pois reflete a situação aguda que as cidades estão vivendo, com a população insatisfeita com os governos municipais, principalmente a população da periferia”. Para deputada, o alerta do bispo, para que a tragédia não caia no esquecimento é fundamental para que as soluções possam aparecer, frisando que assim como Dom Filippo, os deputados não querem que as atuais vitimas não aumentem o número de vítimas de chuvas passadas que até hoje buscam uma resposta do poder público.

O presidente da CPI da Alerj, deputado estadual, Luiz Paulo citou vários trechos documento do bispo, frisando que ele é importante, pois manifesta a vontade da população que aguarda uma resposta das autoridades. A sua proposta para os membros da Comissão é que no dia 31 de março, não tenha reunião da Comissão, para possibilitar a participação dos deputados, na reunião do bispo com a população e com a sociedade civil organizada.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Igor (PMDB) e o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara, vereador João Tobias (PPS) participaram da reunião da CPI da Alerj, quando falaram como vai ser o trabalho da Comissão na cidade. O vereador Paulo Igor pediu que os deputados aprovem uma lei que impeça as concessionárias de instalarem seus serviços sem conhecimento da Prefeitura e dos órgãos competentes.

O vereador João Tobias fez uma apresentação do inicio dos trabalhos da Comissão e a convocação de dois técnicos que vão dar subsídios para que os vereadores, membros da comissão, possam investigar as causas das tragédias em Petrópolis. O vereador apresentou dados históricos sobre as tragédias em Petrópolis desde a década de 60, sendo a mais grave ocorrida em 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário