A partir de abril, o Museu Imperial oferecerá um concerto gratuito todo primeiro domingo do mês. A iniciativa é uma parceria com o conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), sob regência do maestro Antonio Gastão, que apresentará música erudita com qualidade na Sala da Batalha do Museu.O primeiro concerto da temporada 2011 ocorrerá no dia 3 de abril, às 16h. No repertório, estarão clássicos como Villa-Lobos, Telemann e Monteverdi, além de compositores da Renascença Espanhola.
A entrada na apresentação é livre, mas, como o número de lugares é limitado, o Museu recomenda a retirada antecipada de ingressos. Os convites estarão disponíveis na bilheteria de terça (29) a domingo (3), das 11h às 17h30.
O conjunto Anima e Cuore da UCP foi fundado em novembro de 1986 e já realizou centenas de apresentações. Formado por alunos e ex-alunos bolsistas da universidade, possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco. Desde sua fundação, é dirigido pelo maestro Antônio Gastão.
Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, o maestro Gastão teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.
Veja abaixo o programa do concerto do dia 3 de abril e algumas informações sobre as obras:
ATTAIGNANT, P. – Suíte de Danças Parisienses
Basse Danse 4 – La gatta
Basse Danse 9 – La brosse
Basse Danse 5 – La scarpa my faict mal
Basse Danse 6 – La Magdalena / Tourdion
A “basse danse”, ou “dança baixa”, era um tipo de dança muito popular nas cortes francesas do início do século XVI. O seu próprio nome descreve a forma suave como era executada, deslizando sem afastar os pés do chão.
O compositor ou compositores dessas quatro “basse danses” são anônimos. Pierre Attaignant foi, na verdade, um dos primeiros editores de música a se estabelecerem na França, tendo publicado obras de contemporâneos importantes, como Clemént Janequin e Claudin de Sermisy.
MONTEVERDI, C. – Et è pur dunque vero
Soprano: Michele Ramos
O compositor italiano Claudio Monteverdi é frequentemente descrito como um revolucionário da música, como o homem que fez a ponte entre a música da renascença e a do barroco, combinando a antiga polifonia coral com a moderna melodia acompanhada. A canção “Et è pur dunque vero”, cuja letra romântica trata das desventuras amorosas de um casal, é típica desta mistura de técnicas.
VILLA-LOBOS, H. - Prelúdio nº 2 para violão
A obra para violão de Heitor Villa-Lobos é um dos esteios do repertório deste instrumento. Os prelúdios, dedicados ao grande mestre espanhol Andrés Segóvia, são especialmente felizes na combinação do espírito brasileiro com as sonoridades que começavam, então, a marcar o século XX.
BOISMARTIER, J. B. - Motet pour Le Roy
Soprano: Michele Ramos
Joseph Bodin de Boismartier foi um compositor barroco francês que viveu na mesma época que o Rei Luís XV. Sua música melodiosa e sofisticada tornaram-no um autor de grande sucesso ainda em vida.
TELEMANN, G. P. - Trio a 2 Flauti dolci in C major, “Das Mulheres” - TWV 42:C1
Introduzione a tre, Grave / Vivace / Andante / Vivace
Xantippe, Allegro
Lucretia, Largo
C orinna, Presto
Clelia, Spirituoso
Dido, Triste/Disperato
Georg Philip Telemann forma, juntamente com Bach e Haendel, a grande trindade dos compositores barrocos alemães. Autor de obra extensíssima, Telemann inspirava-se nos temas mais variados. O trio para flautas e contínuo conhecido como o trio “das mulheres”, recebeu este apelido a partir dos subtítulos de suas diversas seções, cada um dedicado a representar musicalmente uma mulher famosa da antiguidade, desde a alegre poetisa grega Corina até a triste Dido, rainha de Cartago.
RENASCENÇA ESPANHOLA – 3 Canções
Levanta Pascual – Juan Del Encina
Venid a sospirar – Anônimo
Ou comamos y bebamos – Juan Del Encina
Com o Coro de Câmara da UCP
Os historiadores da música concordam que a época de ouro da música na Espanha coincidiu com a era dos grandes descobrimentos marítimos. As três canções que serão apresentadas pelo grupo exemplificam soberbamente este repertório, abordando temas recorrentes da música renascentista espanhola: a retomada da península ibérica pelos cristãos (Levanta, Pascual, para irmos a Granada, que se sonha que é tomada), o amor pastoral (Venham a suspirar comigo os pastores, pois morro sem morrer de mal de amores) e a dedicação religiosa (Hoje comamos e bebamos, que amanhã jejuaremos).
Componentes do Anima e Cuore:
Antônio Gastão - direção, violão e flauta
Filipe Kochem - violino
Frederico Kochem - flauta e oboé
Jaqueline Rosa - violino
Lylian Romero - violoncelo
Maicon Schmidt - viola
Michel Oliveira - violino
Michele Ramos - soprano
Renata Spalado - violino
Rodolfo Braga - violino
Wally Borghoff - piano e órgão
SERVIÇOS
Temporada 2011 de concertos do conjunto Anima e Cuore
Datas: todo primeiro domingo do mês, com início em 3 de abril
Horário: 16h
Local: Sala da Batalha de Campo Grande – Museu Imperial
Entrada gratuita
Informações: (24) 2245-4668
Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro - Petrópolis, RJ
Tel.: (24) 2245-5550 / 2245-5560
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis às quartas-feiras e último domingo do mês: gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário