quarta-feira, 23 de março de 2011

PEDRO DO RIO GANHA 1ª CRECHE PÚBLICA

Até o final do ano 13 mil crianças serão atendidas pela Prefeitura

Os pais e mães de Pedro do Rio passam a contar agora com uma creche com estrutura e equipamentos de Primeiro Mundo para os filhos. Em um terreno rodeado de verde, com grande espaço ao ar livre, horta, parque e dois prédios, passaram a abrigar o Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Graça Costa, inaugurado na manhã de hoje (22), pelo prefeito Paulo Mustrangi, pela primeira-dama e madrinha da Educação, Marileine Mustrangi e pelo secretário de Educação, William Campos.

“Aqui funcionava a Escola João Pires. Os alunos foram transferidos para a Escola João de Deus e o espaço foi adquirido pela Prefeitura por R$ 600 mil para transformá-lo num Centro de Educação Infantil. Eu nunca vi um investimento como esse na educação infantil como o prefeito Paulo Mustrangi está fazendo. Hoje, estamos mudando mais um pouco a história da educação em Petrópolis. A educação infantil é a nossa prioridade. Essa não é a primeira e nem a última creche inaugurada. Há dez anos o número de vagas não aumentava. Já estamos mudando isso. Vamos passar de 6.500 crianças para 13 mil atendidas até o fim do ano que vem. Agradeço ao secretário de Obras, Stênio Nery, que vem sendo um grande parceiro”, declarou o secretário de Educação, William Campos.

A instalação de uma creche em Pedro do Rio era um compromisso firmado pelo prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, que nessa terça-feira foi cumprido.

“É um momento especial para mim e para minha esposa. É com alegria que eu venho inaugurar uma escola com o nome de uma professora querida. Eu firmei esse compromisso com Pedro do Rio e hoje estou cumprindo, assim como fiz no Bairro da Glória, onde já entreguei a creche. Até o meio do ano vamos inaugurar o Centro de Educação Infantil na Posse, no antigo prédio da Light. Além disso, vamos ter creches também no Independência, Carangola, Morin, além de outras localidades. Vamos fazer sempre um trabalho como esse para que nossa crianças tenham uma creche de Primeiro Mundo e essa integração com o meio ambiente”, disse Mustrangi.

O CEI de Pedro do Rio já começa a funcionar e vai atender 130 crianças de 0 a 5 anos.

“Esse apoio, carinho e preocupação do prefeito não tem preço, por isso, tenho que agradecê-lo. Temos uma escola de excelência para ser referência. Essa unidade é uma necessidade para as mulheres que precisam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos. Muito obrigada prefeito por esse presente”, disse a diretora do CEI Professora Graça Costa, Maria Cristina de Freitas do Carmo.

O nome do CEI Professora Graça Costa foi dado em homenagem à professora de mesmo nome que deu aula em Pedro do Rio e é muito querida pela comunidade. Na cerimônia de inauguração, as irmãs e prima da professora, Maria de Lourdes, Maria Isabel e Malvina, foram homenageadas pela direção, pelo prefeito e pela madrinha da Educação.

“Estou extremamente emocionada porque sou nascida e criada em Pedro do Rio. Você pode procurar instituições particulares que muitas não tem a estrutura daqui, de onde vão sair grandes cidadãos para a nossa sociedade. Fico muito feliz pelo nome da creche porque conheci o trabalho da Graça que foi uma professora excelente, exemplar e que merece essa homenagem”, disse a madrinha da Educação e primeira-dama, Marileine Mustrangi.

Também participaram do evento os vereadores João Tobias; Dudu e Samir Yarak; o padre Quinha, que fez uma benção especial; a subsecretária de Educação Infantil, Valéria Volgari, além de secretários de governo e autoridades civis e religiosas.

Creche tem excelente estrutura

O prédio foi todo reformado e adaptado para atender os estudantes de 0 a 5 anos. A Secretaria de Obras colocou piso novo, iluminação adequada, troca da parte elétrica, pintura, grade em todas as janelas, reforma da cozinha e refeitório, que receberam equipamentos novos como fogão, freezer e batedeira da Secretaria de Educação.

O CEI também foi contemplado com a bebeteca, que é uma biblioteca, composta por livros direcionados às crianças, adquirida pela Prefeitura de Petrópolis dentro do projeto de valorização da Educação Infantil juntamente com material didático, brinquedos educativos, além de mobiliário, que encantaram as mães que tiveram os filhos matriculados na creche.

“Achei lindo demais tudo aqui. É muito detalhe, material de primeira qualidade. Fico feliz porque meu filho vai ter um excelente espaço, que se fosse particular eu não iria poder pagar”, disse Tânia Regina Dutra, de 43 anos, mãe de João Vitor, de 2 anos, aluno do CEI de Pedro do Rio.

“Eu moro aqui em Pedro do Rio e não havia creche pública, só particular. Eu acabava tendo que ficar em casa para cuidar do meu filho. Agora vou poder trabalhar sabendo que ele está num ambiente maravilhoso e de qualidade”, disse Roselene do Carmo, de 23 anos, mãe da aluna Rafaela, de 3 anos.

A bebeteca reúne mais de 200 títulos infantis assinados pelos mais variados autores. Os livros são confeccionados com material de alta qualidade em formato atrativo para a faixa etária a que são destinados. O conjunto é composto por estante e os livros, fornecido pela distribuidora Florescer, além de brinquedos educativos fornecidos pela Brink Mobil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário