quarta-feira, 30 de março de 2011

AULA MAGNA NA UCP NESTA QUINTA REABRE O DEBATE SOBRE COMO A SOCIEDADE QUER A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI

Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, é o palestrante convidado

Produção de cultura, desenvolvimento de pensamento crítico, conhecimento científico e humanístico. Ao longo dos séculos, as universidades foram se apropriando destas características para se tornarem grandes centros produtores e disseminadores do saber. Mas e o conhecimento instrumental e tecnológico necessário à qualificação de mão-de-obra numa sociedade? A Universidade Católica de Petrópolis levanta novamente esta discussão centenária e traz o tema para sua Aula Magna, que será realizada nesta quinta (31/03), às 19 horas, no Salão nobre da UCP do campus BC. O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, foi o palestrante convidado para dar sua visão de um novo ambiente universitário neste século, dentro das perspectivas dos setores públicos. Antes, às 18 horas, o bispo diocesano e grão-chanceler da UCP, Dom Filippo Santoro, celebra missa na Capela Nossa Senhora do Sion. Todo o evento é aberto ao público.

Deputado estadual por dois mandatos (1989 e 1991), federal por quatro (1995, 1999, 2003, 2006) além de ser reeleito em 2010, Cardoso assumiu a pasta estadual de Ciência e Tecnologia já no primeiro mandato do governador Sergio Cabral. Desde então, vem coordenando projetos que imprimiram ao setor uma série de mudanças significativas, como a criação de Centros Vocacionais Tecnológicos, nos quais trabalhadores de todas as idades recebem formação profissional básica, técnica ou tecnológica, de experimentação científica e prestação de serviços especializados, para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região onde se insere; o Rio Estado Digital, com internet banda larga digital gratuita; a criação de portais de ensino profissionalizante, além de promover a reestruturação física e funcional da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio). Também aportou mais recursos para a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro) e ainda coordena a implantação do Museu Ciência e Vida e do de autonomia do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo).

Com todas estas iniciativas, Cardoso possui uma visão especial sobre a criação de mais acessos da sociedade a um novo tipo de universidade no século XXI. Como homem público, médico e advogado por formação, Cardoso traz a Petrópolis – local onde inclusive iniciou estudos na fase do Ensino Médio - a sua bagagem e vem debater com a sociedade o que ainda poderá surgir no âmbito público estadual em termos de políticas para a formação profissional e acadêmica no nível superior.

Serviço

Aula Magna
A Universidade no Século XXI - Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso
31/03 - 18h - Missa Solene na Capela Nossa Senhora do Sion com o bispo Dom Filippo Santoro
19h - Palestra no Salão Nobre
UCP campus BC - Rua Benjamin Constant, 213, centro, Petrópolis/RJ
www.ucp.br
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário