sexta-feira, 6 de março de 2009

PROJETO CAMINHOS DO SABOR CAPACITA 40 EMPRESAS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO EM PETRÓPOLIS

Uma reunião no Museu Imperial na última quinta-feira, dia 5, às 15h, marcou o início das atividades da quinta etapa do projeto “Caminhos do Sabor” em Petrópolis. Nessa fase, as 40 empresas do ramo de alimentação, selecionadas nas etapas anteriores, participam efetivamente de uma série de ações de qualificação.

A iniciativa está sendo desenvolvida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo e tem como meta capacitar 55 destinos turísticos de todo o país até 2010, criando impactos positivos sobre a economia regional e aumentando o fluxo de turistas, através da valorização da gastronomia local.

Para a gerente regional do Sebrae/RJ, Jaqueline Baptista, essa é uma chance única: “A gastronomia, quando bem explorada, cria um diferencial competitivo para o turismo, porque ela proporciona ao visitante uma experiência que fica na memória, desperta o desejo de repetição daquele prazer, e ainda traz em si um pouco das tradições e da cultura daquela comunidade”.

ÊNFASE NA CAPACITAÇÃO

A qualificação das empresas será feita através de ações integradas de treinamento e consultoria. “A visita de um especialista ao restaurante é fundamental porque lá ele tem condições de checar o funcionamento da atividade em todas as suas etapas e encontrar assim a origem dos problemas, onde estão as falhas, e até mesmo os pontos fortes que devem ser reforçados. Mas é preciso também atuar na formação dos gestores e da mão de obra para que eles se tornem mais sintonizados com o mercado”, explica a consultora do projeto Lúcia Navarro.

O trabalho de capacitação começa já esta semana e vai até o final de junho. Estão previstas três visitas de consultoria: a primeira de avaliação do negócio, a segunda de planejamento empresarial e a terceira de assessoria de implantação.

Os treinamentos abordam desde a formação de multiplicadores para melhoria do atendimento até os indicadores financeiros do setor, passando pelas boas práticas para a segurança alimentar. Cada um deles contará com 30 horas de aula, quatro vezes por semana. A programação completa com horários e locais será apresentada nesta quinta-feira, no Museu Imperial.

Petrópolis é a única cidade do Rio de Janeiro contemplada pelo projeto. No município, a iniciativa conta com o apoio da FASE, do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e da Fundação de Cultura e Turismo.

Além da Cidade Imperial, participam do “Caminhos do Sabor” este ano os seguintes municípios: Fernando de Noronha (PE), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Mata de São João (Praia do Forte – BA), Natal (RN), Paraíso (GO), Parnaíba (PI), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Tiradentes (MG).

Programação do evento:
15h – Apresentação da equipe de consultoria
16h – Apresentação da Abrasel
16h30 - Apresentação do cronograma de treinamento e consultoria
17h – Agendamento de consultoria
17h30 - Apresentação da formação das turmas

Fátima Medeiros - Assessora de Imprensa/Escritório Regional do Sebrae/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário