quarta-feira, 11 de março de 2009

HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIAPL AOS 166º ANIVERSÁRIO DE PETRÓPOLIS

O Primeiro Imperador Do Brasil, D. Pedro I, viajando em direção à Vila Rica, Minas Gerais, com objetivo de buscar apoio ao movimento da nossa Independência, encantou-se com a Mata Atlântica e o clima ameno da região serrana.
O imperador hospedou-se na Fazenda do Padre Correia e chegou a fazer uma oferta para comprá-la. Diante da recusa da proprietária, D. Pedro resolveu comprar, por 20 contos de réis, a Fazenda do Córrego Seco, pensando em transformá-la um dia no Palácio da Concórdia.
A Fazenda foi deixada como herança para seu filho, D. Pedro II, que nela construiria sua residência favorita de verão.
A construção do belo prédio neoclássico, onde funciona atualmente o MUSEU IMPERIAL, teve início em 1845, e foi concluída em 1862.
Para dar início à construção, D. Pedro II assinou um decreto em 16 de março de 1843, criando a cidade de Petrópolis.
A partir de então, Petrópolis abriu os braços para imigrantes alemães, italianos e portugueses, entre outros. Juntos sob o comando do engenheiro Júlio Frederico Koeler, começaram a levantar a cidade, construir o Palácio e colonizar a região.
A Cidade Imperial, como também é conhecida, tornou-se reduto de artistas, intelectuais e pessoas famosas, sendo um dos principais pólos turísticos do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário