sexta-feira, 13 de março de 2009

HUGO LEAL HOMENAGEIA PETRÓPOLIS NA CÂMARA

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, o deputado federal Hugo Leal prestou uma homenagem à cidade de Petrópolis, por ocasião dos seus 166 anos.

No discurso, Hugo ressaltou que a história da cidade começou com o encantamento de D. Pedro I pela região, culminando na compra da Fazenda do Córrego Seco para construir o Palácio da Concórdia. No entanto, com a abdicação do trono em favor de seu filho D. Pedro II, ele partiu para Portugal e precisou deixar para trás o projeto. Anos mais tarde, o sonho dele foi concretizado por D. Pedro II, que construiu um palácio de verão – hoje Museu Imperial – contando com a fundamental participação do engenheiro Júlio Frederico Koeler e dos colonos alemães. Assim nascia Petrópolis.

O pioneirismo de Petrópolis foi relatado pelo parlamentar. Ele citou algumas destas passagens do município: a primeira cidade planejada das Américas, a construção da primeira estrada de ferro brasileira, ligando o Porto de Mauá à Raiz da Serra, a inauguração da primeira estrada de rodagem do país – a União e Indústria e o primeiro trem que subiu a serra através da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará.
A vocação turística de Petrópolis, seu patrimônio histórico e artístico e sua beleza natural ganharam destaque. Os monumentos históricos – Museu Imperial, Catedral de São Pedro de Alcântara, Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal e Trono de Fátima – estão citados no discurso como principais atrativos da cidade. Figuras históricas, intelectuais, cientistas e artistas que por aqui estiveram também foram lembrados, entre eles: Santos Dumont, Nair de Tefé, Rui Barbosa, Irineu Evangelista – o Barão de Mauá, Gabriela Mistral, Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

– O turismo ecológico é um outro atrativo que a cidade oferece com inúmeras opções que vão desde banhos de cachoeira, caminhadas e a prática de esportes radicais. O eco-rural também faz sucesso, com destaque especial para a localidade do Brejal – afirmou o deputado.

A gastronomia de excelência e o serviço de qualidade de hospedagem dos hotéis e pousadas que Petrópolis oferece foram pontos valorizados no pronunciamento do deputado.

Ao falar do turismo de compras como referência e ele citou o pólo de modas que se concentra na Rua Teresa – o maior shopping a céu aberto do Brasil e na Rua Paulo Hervê, no Bingen. Hugo Leal também falou da importância na economia da cidade do pólo moveleiro e da produção agrícola.

A importância das Universidades Católica de Petrópolis e Estácio de Sá e da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, na área da educação, assim como a implantação do LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica e do Petrópolis-Tecnópolis no setor da tecnologia, foram registradas pelo parlamentar.

Na oportunidade, Hugo Leal parabenizou o padre Luís Garcia Mello, pároco da paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho em Nogueira – a quem se dirigiu como amigo e estimado sacerdote – pela passagem do seu aniversário no dia 13 de março.

– Que o seu trabalho pastoral e agregador que transforma a vida de tantos fiéis, seja uma constante em sua caminhada, sob as bênçãos de Deus.

Parabenizando o povo petropolitano pelo aniversário de Petrópolis e incentivando as pessoas a conhecerem a cidade, Hugo Leal encerrou o discurso citando o exemplo de amor que os nossos imperadores tiveram pela região.

– Motivação para conhecer Petrópolis é o que não falta. Que o exemplo de amor que os nossos imperadores tiveram por esta terra esteja refletido no coração de cada um de nós que também amamos Petrópolis, na defesa e preservação deste significativo patrimônio histórico do Brasil, não permitindo que nossas raízes e tradições sejam apagadas e esquecidas.

Rosane de Freitas - Assessora de comunicação do dep. Hugo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário