quinta-feira, 19 de março de 2009

CONVÊNIO ENTRE IPHAN E UCP SELA PARCERIA PARA PRESERVAÇÃO DE BENS EM PETRÓPOLIS


O Iphan e a UCP firmaram nesta quarta-feira convênio inédito de cooperação técnica para preservação do patrimônio cultural em Petrópolis. Duas ações trarão benefícios imediatos aos alunos e professores da UCP, além de moradores da cidade. Uma delas prevê a revitalização de todo o conjunto tombado no Meio da Serra, com levantamento, cadastramento e legalização de cerca de 115 casas tombadas na região.

O projeto já está sendo executado pelo Iphan, com a observação do Ministério Público e da APA (Área de Preservação Ambiental). Agora, os cursos de Engenharia, Direito e História da UCP vão dar a sua contribuição para avaliar o local. A idéia é trabalhar em conjunto com a área acadêmica na revitalização, restauração e legalização dos imóveis, além do envolvimento da comunidade para a preservação de todo o espaço que poderá se tornar mais um atrativo turístico de Petrópolis. A maioria dos casarios é do século XIX, anterior à construção da estrada de ferro do Príncipe do Grão-Pará, datada de 1883, que passa pelo local.

Na próxima semana, os diretores do Iphan, Laura Bahia e Maximino da Costa estarão reunidos com professores do curso de Engenharia para iniciar os levantamentos topográficos necessários. Logo depois, os cursos de História e de Direito também serão envolvidos no projeto. “A UCP é nossa referência na área acadêmica e nós temos o corpo técnico de arquitetos, além do administrativo. Vamos unir esforços para trocar conhecimentos e beneficiar o patrimônio da cidade”, disse a diretora do escritório do Iphan em Petrópolis, Laura Bahia, ao reitor da UCP, José Luiz Sampaio Fernandes, durante a assinatura do documento. “Este é um momento histórico e muito importante para a UCP”, avaliou o reitor ao lado de mais de 20 diretores de curso e professores do Conselho Universitário da Instituição.

Nova biblioteca com obras raras– Outra ação que faz parte do convênio é a cooperação da UCP na montagem, arquivo e catalogação do novo acervo bibliográfico do Iphan, conquistado por doação da família do diplomata Pedro Carlos Neves da Rocha, que morreu há 3 anos em Petrópolis. Ao todo, cerca de 25 mil livros, entre eles obras raras do século XVII, XVIII e XIX, estarão disponíveis à população. Alunos e professores da UCP participarão de um sistema privilegiado de consulta com a unificação das bibliotecas das duas instituições. Hoje, a UCP possui mais de 100 mil livros catalogados.

O acervo do Iphan tem obras especiais de Direito, História, Sociologia e Filosofia, entre outros assuntos, e ficará em um espaço montado atrás do anexo do Palácio Rio Negro. A nova biblioteca levará o nome do diplomata doador e deverá estar aberta ao público a partir de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário