terça-feira, 3 de março de 2009

HUGO LEAL PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE SEGURANÇA VIÁRIA NA ESPANHA

Representando a Câmara Federal, o deputado Hugo Leal (PSC-RJ) participou do Primeiro Encontro Ibero-Americano e do Caribe sobre Segurança Viária “Protegendo Vidas” – EISEVI. A reunião acontece no Hotel Meliá Castilla, em Madri, na Espanha, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Hugo Leal, autor da Lei Seca, foi convidado pelo secretário-geral ibero-americano, Enrique V. Iglesias, por sua atuação parlamentar nas questões ligadas a segurança do trânsito.
A Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), a Direção-Geral de Tráfico (DGT) da Espanha, a Fundação FIA (Federação para o Automóvel e a Sociedade), a Fundação MAPFRE, o Serviço Mundial para a Segurança Viária do Banco Mundial com o apoio da Comissão Transitória para a Segurança Viária e o Real Automóvel Club de Cataluña (RACC), são os organizadores da importante reunião.

Contando com a participação de chefes de Estado, ministros e autoridades responsáveis pela segurança viária nos países da América Latina e Caribe, durante o evento, foram abordados e debatidas importantes propostas de políticas de educação e segurança no trânsito, direcionadas para a redução e prevenção dos acidentes, incluindo a construção de estradas mais seguras.

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que anualmente morrem 1,2 milhão de pessoas em acidentes de trânsito – 120 mil nos países ibero-americanos – e mais de 30 milhões são lesionadas e tornam-se deficientes. A previsão é de que estes números cresçam em 65% nos próximos 20 anos.

O deputado Hugo Leal considera de fundamental importância a realização de debates como o do EISEVI.

– Esta preocupação em torno da segurança viária é tema de debate mundial. Encontros como este demonstra a união e o comprometimento comum dos países iberoamericanos em salvar vidas. Intensificar ações que venham oferecer maior segurança no trânsito, reduzindo os índices de acidentes, é uma demonstração de responsabilidade social, principalmente com as crianças e jovens que são as principais vítimas do trânsito.

O secretário-geral iberoamericano, Enrique V. Iglesias; a vice-presidente do Governo de Espanha, María Teresa Fernández de la Vega; o presidente da Costa Rica, Óscar Arias Sánchez; a vice-presidente do Banco Mundial, Pamela Cox; o presidente da Fundação MAPFRE, José Manuel Martínez, o ministro da Educação do Brasil, Fernando Haddad são algumas das personalidades que estiveram presentes ao encontro.

Rosane de Freitas - Assessoria de imprensa do dep. Hugo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário