sexta-feira, 13 de março de 2009

DIOCESE PROMOVE DEBATE SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA



Na tarde de hoje (14/03), uma mesa redonda sobre o tema Fraternidade, Segurança e Paz, com a participação do Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, do prefeito Paulo Mustrangi e dos secretários de segurança do Estado, José Mariano Beltrame e do Município, Helio Moura, será aberta oficialmente a Campanha da Fraternidade na Diocese. O evento acontece a partir das 14 horas, no Ginásio do Colégio Santa Isabel e é aberto ao público, sendo convidados todas as lideranças comunitárias, políticas e o povo de modo geral.

Ao comentar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, Dom Filippo Santoro diz que “pode parecer que o tema da segurança pública seja apenas dever do Estado e que a Igreja ao tratar deste assunto estaria se metendo num campo que não é de sua competência. Não é bem assim porque o tema da segurança está ligado ao tema da dignidade da pessoa humana e a Igreja não é indiferente ao bem das pessoas e da sociedade em geral. Ela promove junto com todas as forças sociais e instituições públicas o bem comum”.

O Bispo afirma ainda que a idéia de segurança pública não é policia matando bandido, lembrando que o problema é muito mais amplo e diz respeito aos valores que orientam a sociedade. Dom Filippo afirma que não é admissível um poder paralelo ao poder do Estado; “por isso devem ser saudadas as iniciativas de liberar as cidades e, particularmente as favelas, do domínio do tráfico”.

Para secretário população pode contribuir

Para o secretário de Segurança de Petrópolis, Hélio Moura a responsabilidade com segurança é de todos, governo e sociedade. Na sua opinião a sociedade pode participar unindo-se as autoridades e apoiando as ações contra o crescimento da violência. “Muita gente fala de Segurança Pública, focando que a mesma é só prender e custodiar. Retirar do seio da sociedade, as pessoas que cometeram delitos graves ou não e colocá-los em custódias sub-humanas. Outras correntes de pensamento, acham que o confronto armado é a solução. Segurança Pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos os cidadãos. A Segurança está intrinsicamente ligada a educação, na infância e adolescência com projetos sociais, ações e execuções de políticas públicas na prevenção de combate a violência” frisou o secretário.

Na semana que passou, a segurança em Petrópolis foi um dos temas de discussão da Câmara Municipal, com os vereadores manifestando apoio ao Coronel Calixto Barbosa, comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar de Petrópolis. A discussão foi por causa do crescimento da criminalidade na cidade. Para os vereadores o Governo do Estado precisa investir na cidade, cumprindo a promessa feita de aumentar o número de Pms em Petrópolis e enviar mais viaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário