O Museu Imperial/Ibram recebeu a visita da Exma. Ministra de Estado da Cultura, Sra. Marta Suplicy, acompanha do presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Sr. Angelo Oswaldo e, representando a presidente da Petrobras, Sr. Graça Foster, o Sr. Wilson Santarosa, gerente executivo de comunicação institucional da estatal. Após a visitação ao Palácio, foi anunciado o investimento de R$5 milhões a serem aplicados em melhorias no MI para atendimento aos turistas durante a Copa do Mundo de 2014. O patrocínio vem da Petrobras em uma ação cultural de parceria firmada entre a empresa e o Ministério da Cultura.
Ao chegar ao MI, a ministra declarou que este “é um dos museus mais importantes da História do Brasil” e que acredita que essa imponência seja ainda mais evidente após as melhorias que serão proporcionadas pelo patrocínio. A comitiva foi acompanhada pelo diretor do Museu Imperial, Sr. Maurício Vicente Ferreira Jr., Sra. Magaly Cabral, diretora dos museus da República/Palácio Negro (que receberá R$2 milhões em patrocínio) e o prefeito da cidade, Sr. Rubens Bomtempo, que ao fim da visita foram prestigiados com apresentação do Coro Modelo Dó Ré Mi, regido pelo maestro Leonardo Randolfo.
Em entrevista coletiva, a Sra. Suplicy afirmou que a visita acabou indo muito além do anúncio de um aporte financeiro, pois foi possível conhecer melhor as unidades. “Precisamos desenvolver formas de cotextualização entre os acervos para que as pessoas possam compreender melhor a história”- disse a ministra, dando o exemplo do colar que foi dado à Marquesa de Santos por Dom Pedro I, que está no MI, e as cartas trocadas entre o casal, que se encontram no Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG), que também receberá recursos da estatal.
No Museu Imperial o recurso irá permitir a implantação do sistema de audioguias e material de divulgação trilíngue, além de melhorias no circuito de exposição, como o Pavilhão das viaturas e a Sala das Insígnias Imperiais. Para o Sr. Maurício Vicente, essa parceria do Ministério da Cultura e a Petrobras simboliza a afirmação da memória como elemento fundamental na elaboração de valores para a identidade nacional. “Será possível apresentar nossas coleções de uma forma mais dinâmica e contextualizada para a sociedade de hoje e de amanhã” – declarou o diretor.
Ao todo, serão R$20 milhões investidos a partir deste ano em 12 unidades museológicas do país. As obras deixarão como legado uma infra-estrutura de equipamentos e serviços para melhor atender ao público.
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