segunda-feira, 27 de abril de 2009

UNIVERSITÁRIOS DE TODO O PAÍS SÃO DESAFIADOS A APRESENTAR SOLUÇÕES PARA O GERENCIAMENTO DE EMPRESAS

Terminam no próximo dia 13 de maio, as inscrições para o Desafio Sebrae 2009. O jogo virtual é uma oportunidade para universitários de todo o país aprenderem a lidar com os problemas do mercado e testarem suas habilidades diante de situações como a crise econômica mundial. O regulamento pode ser consultado pelo site www.desafio.sebrae.com.br.

Hoje a universidade é vista como formadora dos profissionais que atuarão nas empresas do país. A meta é fazer das salas de aula também um celeiro de empreendedorismo. “A idéia é dar ao jovem estudante as ferramentas para que ele não dependa exclusivamente das opções do mercado de trabalho, mas também possa criar suas próprias oportunidades, abrindo um negócio dele, por exemplo”, explica a gerente regional do Sebrae/RJ, Jaqueline Baptista.

No ano passado, o número de estudantes petropolitanos inscritos registrou um crescimento de 44% em relação à edição anterior. A meta do Estado do Rio é atrair mais de 8 mil inscritos. Em todo o país, a expectativa da coordenação do Desafio é que 100 mil estudantes participem do jogo virtual.

Para participar, o primeiro passo é montar uma equipe com no mínimo três e no máximo cinco alunos de qualquer curso universitário. Este ano, os estudantes irão administrar virtualmente uma fábrica de brinquedos artesanais por meio de um software especialmente desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).

A partir da inscrição, as equipes podem baixar o jogo pela internet e montam a empresa: escolhem o nome, localização, contratam funcionários, fazem o orçamento. E começam a ser desafiadas a resolver os problemas enviados pela Coppe-UFRJ.

O desafio é dividido em cinco etapas. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio Estado, divididas em chaves. Já a semifinal nacional e a final serão realizadas em Brasília.

Os prêmios para os vencedores estaduais são cursos no Sebrae, laptops e viagens. Já a equipe campeã nacional ganha uma viagem de 10 dias para conhecer centros empreendedores na Europa.

Além do Brasil, mais sete países sul-americanos promovem suas edições do Desafio Sebrae: Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Chile e Uruguai. A equipe vencedora brasileira irá disputar a final Mercosul, em março de 2010.

“O desafio ajuda a mudar a cultura dos estudantes, desperta o espírito de iniciativa e dá a cada um dos participantes a chance de desenvolver o talento para os negócios”, conclui a analista do Sebrae/RJ, Nádia Pullig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário