quarta-feira, 1 de abril de 2009

MINISTÉRIO DO TURISMO APRESENTA PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO EM PETRÓPOLIS

Na próxima quinta-feira, 2, representantes do Ministério do Turismo estarão em Petrópolis para apresentar o projeto da Rede de Cooperação do Sudeste. A iniciativa faz parte do Programa de Regionalização do Turismo, que tem como meta principal a estruturação de novos roteiros integrados nas cinco regiões do país. A apresentação acontecerá no auditório do escritório regional do Sebrae/RJ, às 15h.


Na região sudeste, o objetivo do projeto é elaborar um grande roteiro turístico auto-guiado envolvendo os circuitos que estejam dispostos ao longo dos eixos rodoviários que unem as quatro capitais: São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro.

No Estado do Rio, o roteiro deverá integrar as seguintes cidades: Búzios, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Petrópolis, Itatiaia, Valença e Paraty.

A apresentação do projeto será precedida por uma reunião com o comitê gestor local - Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Petrópolis Convention & Visitors Bureau, ABIH, membros do receptivo local e empresários.

ENCONTRO EM BRASÍLIA PREPARA DESTINOS TURÍSTICOS

Debater as novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, reforçando a proposta de desenvolvimento sustentável é a meta do Encontro Nacional de Competitividade Turística, que acontece nos dias 7 e 8 de abril, em Brasília.

Participarão do evento, comitivas dos 65 municípios selecionados como destinos indutores do país, a partir do levantamento de 87 locais com infra-estrutura básica e atrativos qualificados, capazes de atrair visitantes para as próprias cidades e seu entorno. Essas serão as áreas que terão prioridade nos investimentos técnicos e financeiros do Ministério do Turismo.

A Cidade Imperial será representada pelo presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Charles Rossi, pelo presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Flávio Câmara, pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo, Gastão Reis, e pela gerente regional do Sebrae/RJ, Jaqueline Baptista.

Na ocasião, cada município receberá o resultado do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores – Relatório Brasil, realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae. O documento apresenta um diagnóstico das cidades participantes, apontando os investimentos necessários a curto e longo prazos, nos seguintes setores: infra-estrutura, políticas públicas, economia, turismo e sustentabilidade.

Fátima Medeiros - Assessora de Imprensa/Escritório regional do Sebrae/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário