quinta-feira, 16 de abril de 2009

MITOLOGIA HINDU


Sathya Yoga promove manhã educacional

O Curso de Mitologia Hindu tem como meta apresentar a mitologia indiana, desde os deuses mais populares no Ocidente até os que são desconhecidos por nossa cultura, mas que possuem grande importância em algumas tradições da Índia.
De acordo com Fábio Goulart, professor do curso, praticante e pesquisador da cultura indiana há 15 anos, chefe de cozinha indiana há 10 anos e formado há em Yoga há 5 anos, qualquer pessoa que tenha o mínimo de interessa pela cultura indiana ou pela mitologia de uma forma geral deve participar desse curso introdutório e começar a se envolver com o encantamento da Índia.

Durante o curso os alunos vão aprender a origem do Panteão Hindu, uma das mais antigas filosofias da Índia, intimamente ligada ao Yôga, é o Sámkhya. Filosofia de caráter investigativo que enumera as manifestações do universo e do homem. Além disso, o aluno vai conhecer o Vedanta, oposto ao Sámkhya, o vedanta foi dado aos arquétipos mais antigos uma roupagem religiosa e espiritualista. Shiva, que era um personagem importante, tratou de ser elevado á categoria de um deus.

Também será abordado o poder dos mitos. “Os mitos representam arquétipos, símbolos que estão impregnados no inconsciente coletivo e representam padrões de vida. O Yoga contribuiu bastante para a formação da psicologia Junguiana, que reconhece os símbolos como chaves para que seja possível uma comunicação direta com o inconsciente individual e coletivo. Em outras palavras, o mito tem o poder de trazer tudo o que há dentro de você, de forma até então desconhecida, sob a luz de sua consciência. Contribuindo com o exercício de autoconhecimento tão importante para que possamos ser mais felizes e conscientes de nossa própria grandeza”, afirmou Goulart.

A vida e história de alguns deuses também serão abordadas. “Shiva é certamente o mais importante personagem da mitologia indiana e também o mais antigo de todos. Os símbolos ligados à sua figura são verdadeiras chaves que permitem o acesso à nobres tradições filosóficas, como por exemplo o Tantra e o Yôga”, declarou Fábio. Outros deuses também serão estudados, tais como: Ganesha, Gana significa seres celestiais,Ishwara senhor, Shanmukha, chamado também de Kartikeya e Skanda, deus da riqueza e da guerra, Indra, deus dos céus, das tempestades, irmão de Agni o deus do fogo, Surya, deus sol, rei de todos os sistemas planetários que vivifica a vida de todos os seres e concede saúde, dentre outros.

As temáticas abordadas vão ensinar que entes mitológicos são arquétipos que representam padrões de vida. “Identificar tais padrões e perceber o seu poder permite que o indivíduo tenha uma maior poder de gestão pessoal e sintonia consigo mesmo”, declarou Fábio.
O curso será realizado na Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver no próximo sábado, dia 18 de abril de 2009, das 9h30 às 12h, na Rua General Ozório, 65, Centro. As vagas são limitadas e o custo é de R$55,00 (cinqüenta e cinco reais) por pessoa.

SERVIÇO

CURSO DE MITOLOGIA HINDU
Data: 18/04/2009
Horário: das 9h às 12h30
Valor: R$ 55,00 (cinqüenta e cinco reais)
Local: Quartzo Medicall / Sathya Yoga / Bem Viver
Rua General Ozório, 65
Centro – Petrópolis/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário