quarta-feira, 29 de abril de 2009

SAIA DO VERMELHO

Cerca de dois mil jovens participaram na tarde de domingo da Jornada Diocesana da Juventude, comemorando o Dia Mundial da Juventude e abrindo a Semana Santa na Diocese de Petrópolis, com a celebração do Domingo de Ramos. Durante o encontro, realizado na Praça da Inconfidência, em frente a Igreja Nossa Senhora do Rosário, os jovens refletiram sobre o tema Juventude Pela Paz, uma referência a Campanha da Fraternidade que este ano fala sobre Segurança Pública e após a mensagem de Dom Filippo Santoro, os jovens seguiram em caminhada até a Catedral São Pedro de Alcântara, onde o bispo diocesano celebrou a missa, concelebrada por vários padres.


Em preparação a este encontro, os jovens em suas paróquias e nos decanatos (a Diocese é dividida em quatro regiões chamadas de decanato), promoveram encontros e escolheram pessoas que foram e são símbolos da paz. Foram escolhidos Madre Teresa de Calcutá, Papa João Paulo II, o indiano Mahatma Gandhi e o pastor americano da Igreja Batista, Martin Luther King.  


Com a participação de diversos padres, o encontro foi considerado por muitos como de grande importância e uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude com o Papa, que acontecerá em 2011. Neste mesmo dia, no Vaticano, o Papa Bento XVI recebia os jovens australianos que entregaram ao Sumo Pontífice a Cruz da Jornada, que estava com eles por causa da Jornada Mundial em Sidney. Bento XVI entregou no mesmo momento a Cruz aos jovens espanhóis para que possam preparar a jornada de 2011.
Ao comentar o tema da Jornada da Juventude na Diocese, Dom Filippo Santoro falou sobre a Esperança, tema escolhido por Bento XVI para falar aos jovens reunidos na Praça de São Pedro. “O tema da paz está ligado ao tema da esperança, porque uma pessoa violenta é uma pessoa sem esperança. Enquanto que nós pela experiência que vivemos na nossa fé, somos pessoas com esperança”. 


O tema do Dia Mundial da Juventude, indicado por Bento XVI é Pusemos a nossa esperança em Deus vivo, e segundo Dom Filippo Santoro “a nossa esperança não em coisas que passam, mas em Deus vivo. No meio de tantas dificuldades, toda crise econômica e no meio de toda esta confusão, a nossa esperança é uma esperança firme”. O bispo frisou que neste momento da sociedade, onde a violência atinge a todos, é importante falar da esperança, “pois a insegurança toca todas as nossas casas, todas as nossas famílias”. 


Ao falar sobre a violência cotidiana presente nas casas, nas comunidades e que não aparecer na grande mídia, Dom Filippo Santoro lembra que Jesus Cristo trouxe a paz e a libertação desta angústia. “É necessário matar a violência na sua raiz, vencendo em nós esta raiz, pois Cristo veio trazer a paz a todos nós, veio para mudar o coração, para transformar a nossa vida, veio para nos libertar. A vinda de Cristo não para embelezar a nossa vida, mas para transformar a nossa vida”. 
Evandro Junior, da Paróquia São João Batista, na Posse, falou da sua alegria em participar da Jornada Diocesana com o Bispo, pois acreditava que não participaria de um momento como o vivido na tarde de domingo. “Realizamos um sonho muito grande, vendo reunido muitos jovens, foi um momento maravilhoso”. Sobre o trabalho da juventude na Posse, Júnior disse que está grande, com a participação de diversos jovens, “é difícil até falar, pois não temos palavras para falar sobre a maravilha que vem ocorrendo na paróquia”.


Para o Padre André Luiz, responsável pela preparação dos jovens que vão a Jornada Mundial da Juventude em Madri, disse que o encontro de domingo é muito importante, pois conscientiza o jovem que a ida a Jornada não é apenas um passeio, mais uma vivência da fé. “Á jornada mundial pede uma preparação. Muitas vezes os jovens se entusiasmam pelo passeio, que não é uma coisa ruim. O papa pensava nisto quando criou a jornada mundial. É uma experiência cultural, mas não somente isto. É importante por que nos põe nesse ritmo de seguimento de Cristo, de amor a Jesus, de aprofundamento da nossa fé católica. Isso tudo é o que nos empurra ao encontro com o papa, sucessor de Pedro. Se não tivesse esses momentos, poderia ser apenas um passeio”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário