quinta-feira, 16 de abril de 2009

ARTE E GUIAS DE TURISMO DE PETRÓPOLIS SE REÚNEM

A Associação de Empresários da Rua Teresa e a representação dos empresários do Bingen se reuniram nesta quinta-feira com a Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis para discutirem ações conjuntas que possam incentivar o turismo de compras e histórico-cultural à cidade. O encontro foi provocado inicialmente por um mal entendido em relação à folheteria distribuída pela Associação de Guias no pórtico de entrada da cidade. Para os empresários do Bingen e da Rua Teresa, o conteúdo do folheto poderia inviabilizar a vinda de excursões exclusivas ao Pólo de Modas de Petrópolis, pois deixava clara a necessidade de pagamento de uma diária de R$100 aos guias da cidade.
"Recebemos reclamações de empresários que ouviam de clientes que não compareceriam mais ao Pólo por conta desta taxa", diz o presidente da Arte, Marcelo Fiorini. Junto com o representante do Pólo do Bingen, Sergio Badia Urell e do presidente do Sindicato das Indústrias de Con fecção, Addison Meneses, Fiorini assinou um ofício conjunto dirigido ao prefeito Paulo Mustrangi e ao presidente da Câmara, Bernardo Rossi, pedindo atenção ao impasse criado.
O vice-presidente da Associação de Guias, Marcelo Luis de Oliveira, explicou, no entanto, que a folheteria serve apenas para alertar para a necessidade de guias credenciados pela Embratur nas excursões histórico-culturais a Petrópolis. Amparados pela lei estadual 4315/04, que exige a presença deste profissional, os guias querem evitar o que chamam de "pirataria" profissional. "Estamos defendendo os guias credenciados pela Embratur. Vamos refazer o conteúdo da circular entregue aos ônibus que entram na cidade. Nosso objetivo é garantir a profissionalização do setor e não inviabilizar o comércio no Pólo de Modas", esclarece Marcelo. Ele veio acompanhado do guia André Luis do Amaral, Relações Públicas da Associação e da turismóloga Gisele Goulart. Ela é a responsável pel as bases do anteprojeto de Lei que trata da fiscalização de veículos de turismo em Petrópolis e deve tramitar na Câmara em breve. "Fizemos um artigo que isenta de fiscalização os veículos de transporte destinados ao Pólo de Modas", garantiu Gisele.

Ao esclarecer o mal-entedido, Arte e Associação de Guias resolveram iniciar um trabalho conjunto com o objetivo de promover o turismo de compras na cidade. "A união entre empresários de confecção e guias de turismo vai ser benéfica para o Pólo e para a cidade", afirma o representante do Pólo do Bingen, Sérgio Urell, junto do empresário Jorge Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário