quinta-feira, 9 de abril de 2009

Empresa abre segunda turma de curso que ensina petropolitanos como escolher e degustar a bebida


O friozinho da serra e todo o charme da Cidade Imperial são como um convite para um bom vinho. Mas, afinal, você sabe como escolher a melhor garrafa para cada ocasião? A consultoria em vinhos Chez Puyau percebeu que a maioria dos petropolitanos não sabe e, por isso, acaba de lançar a segunda turma do curso básico “A Videira e o Vinho”. Durante as aulas, os apreciadores dessa antiga e admirada bebida vão aprender mais sobre o cultivo da uva, sobre o próprio vinho e seus aromas e até sobre o serviço (como abrir a garrafa, como servir, etc.). O curso, que é chancelado pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), começa no dia 27 no Hotel Solar do Império, no Centro.


Segundo o enólogo Rafael Puyau, proprietário da Chez Puyau, a idéia é capacitar os consumidores petropolitanos, provocando mudanças em todo o mercado local. "Sou do Rio e, há dois anos, quando vim para Petrópolis, imaginava encontrar um mercado pronto. Mas, ao chegar, percebi que não era assim. Em muitos restaurantes e pousadas não há um sommelier e é o próprio consumidor quem escolhe seu vinho, com ajuda do garçom. Por isso o curso. Acho que, se os consumidores estiverem mais preparados, eles vão exigir que o mercado se profissionalize. E isso será bom para todo o pólo", aposta.


A primeira turma do curso, aberta em outubro, teve a participação de 15 pessoas, entre jovens e idosos, homens e mulheres. "O legal é que o curso atraiu pessoas com perfis muito diferentes", revela. Agora, a nova turma tem 20 vagas. Os encontros ocorrerão todas as segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, em 18 aulas teóricas e práticas. A previsão é que termine em 24 de junho. Rafael Puyau revela que, além de participarem do curso, os alunos, ao encerrar o último módulo, ainda receberão uma carteirinha da recém-criada Confraria Chez Du Vin. "É um grupo que estamos formando para debater o tema e, é claro, apreciar a bebida", diz ele, que pretende quebrar o paradigma de que o vinho é algo restrito à elite. "Isso não é verdade", garante.

Em seu currículo, o instrutor Rafael Puyau traz a formação de Master of Wine Nível 2, pela Wine & Spirit (The Wine School of England) e é enólogo graduado no Centre de Formation Professionelle et de Promotion Agricole des Pays d’ Aude – Le Quatourze, de Narbonne, Languedoc, Sul da França. As inscrições e mais informações podem ser obtidas no local do curso, localizado na Avenida Koeler, 376, Centro, na recepção da academia Corpo & Água ou através do site http://www.chezpuyau.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário