quinta-feira, 30 de abril de 2009

GEOTERAPIA

A terapia que vem do solo repõe nutrientes e energia de alta qualidade

 A palavra geoterapia é o resultado da composição de duas palavras de origem grega: Geo e terapia. Geo significa terra e terapia quer dizer ‘tipo de tratamento que tem certo princípio, meio ou fundamento’. Pode-se definir geoterapia como a arte de cuidar da saúde utilizando a argila como elemento-chave; é o uso da terra para fins terapêuticos; é o método terapêutico da medicina natural que utiliza a terra como agente principal para tratamento e prevenção de disfunções biológicas.


Os princípios vitais da argila são conhecidos desde a Antiguidade. Os povos primitivos utilizavam a argila como fonte principal de tratamento e cura de muitos problemas de saúde. Os índios, por exemplo, aconchegavam o corpo de seus doentes sob a terra (deixando apenas a cabeça de fora), com finalidade de tratamento. Além disso, quando feridos enchiam as feridas de argila a fim de cicatrizarem rapidamente; as mulheres grávidas deitavam-se na argila com o intuito de aliviar as náuseas e obter mais forças para enfrentar o parto.


No Egito Antigo os egípcios faziam uso da argila como um dos componentes de embalsamento das múmias e para a preservação de alimentos de origem animal.

Como ciência do uso da terra, a geoterapia está presente nos mais antigos tratados de cura popular, e constitui uma técnica bastante difundida entre os médicos, como Hipócrates (460-380 a. C.) “Pai da medicina” que utilizava a argila em seus tratamentos de saúde e ensinava seus discípulos a usá-la de maneira adequada.

O médico e físico Galeno (130-200 d. C.) descreveu os efeitos terapêuticos da argila, por isso alguns registros sobre o assunto o referenciam como pai da geoterapia.

Na sessão de Geoterapia promovida na Bem Viver, o único produto utilizado é argila. “As argilas estão entre os minerais que formam o solo. São elas que fazem o solo ser diferente da rocha nua e estéril”, disse a terapeuta.

De acordo com Mariana Viana a geoterapia é indicada para qualquer tipo de pessoa com inflamações, distúrbios digestivos, distúrbios e dores da coluna, dores em geral, estresse, reumatismo, acne, entre outros. Não existem muitas 

contra-indicações para o tratamento, mas “não se pode aplicar argila no tórax de pessoas com marcapasso, e ainda não se deve aplicar diretamente sobre úlceras, ferimentos profundos e fraturas expostas’, declarou.

A terapia com argila promove uma eficaz desintoxicação no organismo, e ainda repõe nutrientes e energia de alta qualidade no organismo, promovendo bem-estar e qualidade de vida. A argila é aplicada em forma de compressas sobre a pele. “O local das compressas difere de acordo com o objetivo procurado pelo paciente. Para tratar distúrbios digestivos, por exemplo, é aplicada uma compressa sobre a região abdominal; para problemas na

 coluna é aplicada uma compressa sobre as costas” declarou Mariana.

Como toda terapia que possui aplicação de produtos, a geoterapia pode ter efeitos coloterais, que são considerados bastante leves. “A pessoa pode

 ficar com a pele mais avermelhada em função da vascularização provocada pela terapêutica no local em que foi aplicado a argila, o que ocorre devido ao processo de troca de minerais e nutrientes que ocorrem durante a aplicação; pode ocorrer descamações, o que também é um processo normal de reação orgânica, pois considera-se que as células mortas e desidratadas estão sendo expelidas/descamadas e as ‘células novas’ estão tomando o seu lugar. Pode ocorrer também uma sensação de pele ressecada pelo poder adstringente que a geoterapia possui, pois a diminuição da oleosidade faz parte do processo terapêutico. Se isso ocorrer, a pessoa é orientada a utilizar soro fisiológico ou um hidrante suave. Todas essas reações são consideradas normais e em pouco tempo a pele volta ao seu estado natural”, afirmou Viana.

         Uma sessão de geoterapia dura cerca de 40 minutos a 1 hora e já após a primeira sessão os resultados podem ser observados. De acordo com a terapeuta Mariana Viana o número de sessões depende diretamente do objetivo e da queixa apresentada pelo paciente.

         Normalmente o custo de cada sessão é de R$70,00 (setenta reais), mas na semana promocional de divulgação a Bem Viver dará um desconte especial para as pacientes de 50%, sendo assim a terapia sairá por apenas R$35,00 (trinta e cinco reais) a sessão. O agendamento pode ser realizado através do telefone (24) 2242-7017, ou pessoalmente na Rua General Osório, n° 65 - Centro.

  

SERVIÇO

 

GEOTERAPIA

Data: 05, 06 e 08/05/2009

Horário: 10h às 18h

Terapeuta: Mariana Viana

Local: Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver

Rua General Ozório, 65

Centro – Petrópolis/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário