segunda-feira, 6 de abril de 2009

MEDEIROS TRAZ SUDERJ EM FORMA

O Deputado Estadual Ronaldo Medeiros(PSB), comemorou esta semana com o Vice-Presidente Executivo de Esportes: Alex da Mata Barrose o Vice-Presidente de Planejamento e Controle: Jorge Guilherme Marcelo Pontes, a implantação para Petrópolis de 4 núcleos do Projeto Suderj Em Forma formados ainda para este mês. Isto só ocorreu, devido a emendas apresentadas na área de educação por Ronaldo no ano de 2008. A partir destas emendas, Ronaldo, como outros Deputados da Alerj, receberam em Novembro do ano passado um certificado que garantia a cada um destinar para suas regiões uma verba de 250 Mil Reais, que só poderiam ser utilizadas no projeto Suderj em Forma.

O projeto Suderj em forma faz parte da política de incentivo ao esporte elaborada pelo governo do estado. Criado na atual gestão, o projeto tem o objetivo de promover a inclusão social através do oferecimento de atividades esportivas, recreativas e culturais, atendendo a crianças e adolescentes (em horário complementar à escola), e também a adultos e idosos oriundos de qualquer realidade, sem distinção, inclusive os portadores de quaisquer tipos de necessidades especiais.


Cada núcleo pode receber até 600 inscrições. Futsal, judô, karatê, ginástica para a terceira idade, alongamento, natação, vôlei, futebol de campo e atletismo são algumas das modalidades esportivas oferecidas.


As atividades são implementadas conforme o interesse das comunidades, bem como o espaço disponível para desenvolvê-las, aproveitando assim a infra-estrutura local. Os professores, uniformes e equipamentos serão oferecidos pela Suderj, que é o órgão ligado a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, responsável pela coordenação.


Em Petrópolis, os núcleos com os nomes de Itaipava em Forma, Corrêas em forma, Quitandinha em Forma e Bingen em forma, funcionarão respectivamente nos clubes do Laginha, Corrêas Futebol Clube, Coronel Veiga e na Quadra do Celminha. Segundo Ronaldo, o melhor seria poder contemplar todos os bairros da cidade, mas o grande problema foi encontrar locais disponíveis para o projeto funcionar durante o período mínimo exigido pela Suderj. Estes clubes não receberão nenhum tipo de remuneração do Estado e segundo seus dirigentes, buscarão ao máximo ajudar na execução do projeto, dando auxílio aos profissionais dos núcleos para que sua comunidade saia ganhando. “ A parceria com os clubes foi fundamental para que o projeto fosse colocado em prática. “ Sem a boa vontade destas pessoas, não teríamos conseguido iniciar este projeto ainda em Abril, comentou José Antonio Carauta, integrador de um dos núcleos e coordenador das equipes ao lado De Roni Medeiros.


A escolha pelas atividades nos núcleos de Petrópolis foi feita levando em consideração a demanda e a realidade da cidade. Aulas de dança com a professora Priscila Castro, por exemplo, serão de grande valia para meninas que não terão nunca a oportunidade de custear uma academia, principalmente se tiverem que se deslocar de um bairro para outro. Também as atividades como Basquete e Futsal masculino chegarão as comunidades beneficiadas, sem custo algum pelos participantes e com toda a seriedade de uma escola particular, já que a Suderj fará o controle das presenças, uniforme e carga horária dos professores através do integrador do núcleo.


Segundo Ronaldo, um aspecto muito importante a ser destacado no trabalho da Suderj, foi a prioridade ao atendimento aos idosos, que terão durante suas atividades acompanhamento integral de um profissional da área de saúde, que verificará a pressão arterial e todos os cuidados necessários para o bom desempenho da atividade. “ Mais importante que oferecer a prática da atividade física a terceira idade é ajuda-los a manter a auto-estima elevada e principalmente o cuidado diário com a saúde. Muitos idosos não tem sequer o conhecimento de que podem ter diabetes ou hipertensão e este projeto vai ajuda-los a tomarem mais cuidado com a saúde, disse Medeiros”


Os núcleos do Bingem, Itaipava e Corrêas iniciaram o trabalho de divulgação esta semana, e as inscrições já podem ser feitas na sede dos clubes onde também ocorrerão maiores informações. Com estes três núcleos e mais o Quitandinha que está em fase de formação, a Suderj estará passando da marca de 230 núcelos implantados em todo o estado. Um número bem razoável, segundo o Deputado Ronaldo Medeiros, que acredita que a educação esportiva tem papel fundamental numa sociedade que busque caminhos melhores para o futuro e o bem estar de seus cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário